terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vênus, o planeta “do contra”, tem rotação única

Vênus, em relação à todos os 8 planetas do sistema solar, possui uma rotação única

Todos os planetas do sistema solar, exceto Vênus, realizam o movimento de rotação no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio – um movimento esperado, já que teoricamente todos os astros do sistema solar tiveram uma origem em comum, uma nebulosa planetária, em um evento que aconteceu há 4,5 bilhões de anos.

O fato de Vênus girar no sentido dos ponteiros do relógio fez os cientistas o classificarem como tendo um movimento retrógrado.

Mas essa não é a única peculiaridade da rotação de Vênus. Ela é também muito lenta em relação aos demais planetas do sistema solar. Um dia lá é equivalente a pouco mais de 243 dias terrestres. Uma rotação tão lenta que a translação (movimento ao redor do Sol) chega a ser mais rápido (224 dias terrestres). Um dia em Vênus dura mais que um ano.

Mas afinal de contas, por que Vênus é “do contra”? 

Acredite, os pesquisadores se fazem essa pergunta há muito tempo. A incomum rotação de Vênus é um dos grandes mistérios do sistema solar. Diversas hipóteses foram levantadas para explicar essa anomalias, que podem estar relacionadas. 

Uma delas afirma que o planeta tenha nascido como todos os outros, mas efeitos de maré causados pela sua atmosfera ultra-densa teria amortecido seu movimento de rotação ao longo dos bilhões de anos.

Colisão da Terra e Thea 
Outra hipótese sugere que a rotação de Vênus teria se invertido após uma série de grandes impactos quando ele ainda era ainda muito jovem. Um impacto semelhante aconteceu na Terra, e foi responsável pela formação da Lua (A Lua se originou após colisão entre Terra e Thea). No entanto, não existe nenhuma evidência, como uma grande cratera, que apoie essa teoria, ou até mesmo uma lua. Alguns estudos sugerem que Vênus tinha uma em seus primórdios, lua que teria sido criada após um grande impacto. Cerca de 10 milhões de anos depois, outro grande impacto teria revertido a rotação do planeta, causando a queda da lua sobre a crosta de Vênus, acontecendo uma fusão.  [LRabello/Mistérios do Mundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário