Os diamantes rosados são as jóias mais caras do mundo. Mineiros da Rio Tinto, Austrália, encontraram a maior do país
A gigante anglo-australiana da mineração Rio Tinto anunciou a descoberta de um diamante rosa "notável", de quase 13 quilates, que apresenta como a pedra mais rara e preciosa encontrada até agora na Austrália.
"Um diamante deste calibre não tem precedente na Austrália", declarou Josephine Johnson, da divisão Argyle Pink Diamonds. "Esperamos 26 anos para extrair esta pedra e talvez não voltemos a ver outra semelhante", completou.
Batizado de Argyle Pink Jubilee (Jubileu Rosa Argyle), o diamante rosado possui 12,76 quilates e seu valor nas casas de leilão pode chegar a incrível cifra de R$ 66,7 milhões de reais.
A pedra, cujo nome é uma referência ao jubileu de diamante da rainha Elizabeth II, chefe de Estado da Austrália, tem um tom rosa claro, parecido com o Williamson Pink (24 quilates) oferecido à soberana em seu casamento com o duque de Edimburgo em 1947. O Williamson foi descoberto no mesmo ano na Tanzânia.
O maior recorde em um valor pago por uma pedra foi em 2010 quando um raríssimo diamante rosado alcançou o valor de R$ 75 milhões de reais. Ele pesava 24,78 quilates e foi comprado pelo multibilionário britânico Laurence Graff, de 72 anos, dono de varias joalherias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário