domingo, 10 de fevereiro de 2013

Feliz Ano Novo (Chinês), que começa hoje

O signo da Serpente vai reger o Ano Novo chinês, que começa hoje, dia 10 de fevereiro de 2013 e termina em 30 de janeiro de 2014 

Para a maioria das nações, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, segundo o calendário gregoriano. Já na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. 

As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início do ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental. 

O calendário chinês é lunisolar e leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Neste ano, isto acontece hoje.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco. Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa. Assim, 2012 foi o ano do Dragão e 2013 será o ano da Serpente.

Além da China, outros países como Coreia do Norte, Nepal e Butão também seguem o calendário chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário