quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Veja algumas tradições curiosas para comemorar o Ano-Novo

Confira a seguir alguns costumes comuns em outros países para as celebrações da virada do ano


Mesmo que você não seja uma pessoa supersticiosa, não custa nada lançar mão de algumas “mandingas” para garantir um ano novo cheio de prosperidade e coisas boas, não é mesmo? Aqui no Brasil, existem vários rituais conhecidos para isso, como vestir roupas brancas, pular sete ondas, colocar o pé direito na frente, comer lentilha etc.

Mas e nos outros países? Você sabe quais são as tradições por lá? Seja para matar a curiosidade ou aumentar o seu repertório de crendices, confira a seguir uma animação superdivertida criada pela equipe do Mega Curioso sobre alguns costumes para comemorar o Ano-Novo:

Aliás, caro leitor, que tal conhecer mais detalhes sobre essas curiosas tradições?

1 – Myanmar
Fonte da imagem: shutterstock



Em Myanmar a passagem do ano é marcada por muita diversão, já que é quando ocorre o Festival de Thingyan e uma enorme guerra de água é travada entre a população. A ideia é começar o ano de alma lavada.

2 – Filipinas
Fonte da imagem: shutterstock



Nas Filipinas, as figuras redondas simbolizam o formato das moedas e estão associadas à ideia de prosperidade e riqueza. Portanto, na virada do ano é bastante comum que as pessoas se vistam com roupas estampadas com bolinhas e sirvam alimentos arredondados durante a ceia, tudo para garantir muita fartura no ano que está chegando.

3 – Espanha
Fonte da imagem: pixabay



Na Espanha, o ritual exige um pouquinho de preparação, e você deve ser ligeiro com a mastigação. É que por lá, quando o relógio marca a meia-noite, as pessoas comem uma uva para cada badalada, ou seja, 12 frutas, uma após a outra. O costume surgiu em 1909, depois de uma farta colheita que foi distribuída na véspera do Ano-Novo pelo rei de então, Alfonso XIII. Há inclusive quem aproveite para deixar uma lista com 12 desejos prontos, um para cada uva.

4 – Dinamarca
Fonte da imagem: Reprodução/Smashing Lists



Apesar de um pouco bizarro, imagine que divertido! Na Dinamarca se tem o costume de quebrar louças nas portas dos vizinhos — que, em vez de ficarem bravos, se alegram com essa estranha demonstração de afeto. A família que acabar com a maior pilha de pratos, copos, xícaras e afins na frente de casa é considerada a mais sortuda, já que os cacos simbolizam que eles têm muitos amigos leais.

5 – Bolívia
Fonte da imagem: shutterstock



Na Bolívia existem vários rituais para o Ano-Novo, como deixar três pedrinhas na porta de entrada para atrair saúde, prosperidade e amor, assim como esconder moedinhas no meio de bolos e doces para que quem as encontre tenha um ano afortunado. Outra tradição é a de pendurar bonecos de palha do lado de fora das residências para atrair a boa sorte, além de usar roupas de baixo amarelas para atrair fortuna ou vermelhas para atrair amor.

6 – Porto Rico
Fonte da imagem: shutterstock



Por lá o Ano-Novo é um evento bem barulhento, pois é comum que as pessoas toquem as buzinas dos carros e embarcações, batam em tambores e toquem os sinos das igrejas para espantar os maus espíritos. Outro costume é jogar baldes de água pelas janelas para afastar o mau olhado, e cair de costas sobre as ondas do mar quando o relógio marca a meia-noite.

7 – Alemanha
Fonte da imagem: Reprodução/Amazon



Se você pensava que era só aqui no Brasil que as pessoas assistiam aos mesmos programas e “shows da virada” de sempre, saiba que na Alemanha ocorre algo parecido. Todos os anos é apresentado na TV de lá um curta chamado “Der neunzigste Geburtstag” sobre uma senhora que passa o aniversário de 90 anos sozinha. O clássico foi gravado em 1963 e é reprisado todos os anos na noite de Ano-Novo!

Mais tradições curiosas:

Fonte da imagem: shutterstock

  • Na Colômbia, para garantir um ano cheio de viagens, as pessoas dão a volta no quarteirão com uma mala vazia; 
  • Além de quebrar pratos e copos nas portas dos vizinhos, na Dinamarca as pessoas pulam de cima de cadeiras — todos juntos — quando o relógio marca a meia-noite; 
  • Na Irlanda, as solteiras colocam folhas de visco — Viscum album — debaixo do travesseiro na noite de Ano-Novo para espantar o azar e atrair o futuro marido; 
  • No Equador, a população produz bonecos de palha — que geralmente representam figuras políticas e celebridades — que são queimados na virada do ano para destruir toda a falta de sorte e energia negativa do ano anterior; 
  • Em Talca, no Chile, a festa de Réveillon acontece no cemitério da cidade, cujos portões são abertos exatamente às 23h para que a população comemore a virada do ano “acompanhada” por todos os familiares e amigos, incluindo aqueles que já partiram; 
  • Nos EUA, o costume é beijar alguém — seja namorado, amigo, noivo ou um completo desconhecido — para atrair o amor verdadeiro e garantir um Ano-Novo cheio de alegrias, além de apagar as memórias ruins do passado. 
E você, leitor, já conhecia as tradições acima? Conhece mais algum costume curioso de outro país e que não foi mencionado nesta matéria? Aliás, você tem algum ritual infalível — ou rituais! — que nunca deixa de praticar na virada do ano? [Megacurioso]

Nenhum comentário:

Postar um comentário