quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

12 Fascinantes borboletas

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 6 de outubro de 2012

Borboletas: insetos fascinantes

A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.
No Japão, a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. A metamorfose das borboletas é simbolizada da seguinte forma: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição. 

Borboletas são insetos fascinantes, mas estas 12 espécies superam suas companheiras. Confira uma lista de 12 borboletas fantásticas:

1. Borboleta Transparente
Conhecida também como “asas-de-vidro”, como seu nome diz, suas asas são transparentes e o tecido entre as veias parece vidro. Podem ser encontradas na faixa que se estende em toda a América Central e no México.
2. Borboleta-folha
Quando suas asas estão abertas, a borboleta-folha é uma verdadeira explosão de cores. Mas quando fecha as asas, ela fica idêntica a uma folha morta. Elas vivem em áreas florestais na região de Madagascar e Nova Guiné.
3. Borboleta 88
O padrão diferente de suas asas deu a ela esse nome. As listras formam claramente o número 88. Elas vivem por aqui, no pantanal brasileiro.
4. Borboleta Coruja
Estas borboletas são enormes e têm o nome de borboleta coruja por causa de seus ocelos, que lembram os olhos das corujas. Há cerca de 20 espécies do gênero, encontradas nas florestas tropicais do México, América Central e América do Sul
5. Borboleta Rainha Alexandra
Rainha Alexandra é a maior borboleta do mundo, com uma envergadura de até 30 cm. Esta borboleta vive na floresta tropical do norte da Papua Nova Guiné.
6. Esmeralda Cauda Fina
Uma das poucas borboletas verdes do mundo, conhecida pelo formato de sua cauda e pela sua cor vibrante. É encontrada no sudeste da Ásia.
7. Borboleta Zebra
Possui longas asas com listras amarelas e chamativas. Pode habitar diversos ambientes, desde florestas até jardins. É comum na Flórida e é considerada a borboleta-símbolo do Estado.
8. Borboleta Branca Camuflada
Uma borboleta tropical que vive no México e nas Índias Ocidentais. Possui uma série de “olhos” na parte inferior das asas.
9. Borboleta-Pavão
Outra que você, provavelmente, já viu em fotos. É conhecida pelos “olhos” violetas e chamativos que possui nas asas.
10. Borboleta Branca da Madeira
Conhecida pela sua aparência delicada e pelo seu tom branco-creme com veias cinzentas.
11. Borboleta Mórmon
A Papilio memnon é uma grande borboleta com cores contrastantes, bastante comum no sul da Ásia. As fêmeas conseguem se camuflar com bastante facilidade.
12. Borboleta Estranha
Uma estranha borboleta ainda sendo pesquisada, encontrada no nordeste do Brasil.

Um comentário: