Decidi compartilhar com vocês mais uma vitrine de fotografias encantadoras
Desta vez vamos nos concentrar na graça e beleza proporcionados pelos detalhes coloridos das borboletas. Elas são um assunto interessante, tanto para fotos macro como à distância, dependendo de suas cores e poses.
A verdade é que fazer fotos de insetos ou outros pequenos animais é uma experiência que não supõe um esforço econômico quando nos referimos ao equipamento. Não é necessário, material específico ainda que seria melhor dispor de uma SLR e utilizar a melhor teleobjetiva que tenha. Mas se pelo contrário, sua câmera fotográfica for compacta, use a função macro mesmo. E não esqueça das seguintes dicas:
- Não se aproxime demais! Ainda que pareça evidente, os animais não pretendem se tornar seu amigo, de modo que não tente se aproximar demais já que evidentemente se assustarão e perderá uns bons cliques;
- Opção manual. Se a sua câmera contemplar um modo manual, para seu bem deveria aprender a usá-lo já que em distâncias tão curtas, o enfoque automático tem o costume de falhar miseravelmente. É para isso que serve o anel de ajuste de foco, para ajustar a nitidez da imagem.
- Busque o melhor momento. Trate de encontrar a borboleta ou o inseto a fotografar em uma atitude curiosa. Por exemplo, um inseto caçando, uma borboleta comendo... Para conseguir estas situações, será necessário tempo e paciência.
- Outra visão. O normal seria fazer a fotografia do inseto visto de cima. Quebre as normas! Busque outros ângulos.
- Procure um bom fundo. O fundo ideal é aquele homogêneo para que não cause distração na fotografia e possa desenfocá-lo ao máximo. Use a profundidade de campo de sua câmera.
- Apoio. Neste caso um tripé sempre é bem vindo pára evitar que as imagens saiam todas tremidas.
- Faça muitas fotografias! Quando encontrar o melhor momento, clique sem medo de ser feliz. Muitos fotógrafos ainda vivem no tempo do filme quando fotografar era caro. Hoje não há motivo para economizar nos cliques.
- Proteção do meio ambiente. Não tente tocar o animal para transformá-lo em seu modelo vivo. Proteja o meio ambiente e tire fotos naturais.
- Luz. Trate de não usar o flash, já que o animal se assustará com o disparo e a fotografia não será como o esperado.
- Velocidade. Experimente novas velocidades de abertura, ainda que em último recurso, já que ao incrementar seu valor acrescentaremos mais ruído à fotografia.
- Paciência! [Metamorfose Digital]
Nenhum comentário:
Postar um comentário