quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Por que abrimos mais os olhos quando sentimos medo?

Imagina que está papeando em frente de uma pessoa quando, de repente, ela deixa de falar e olhando por trás de você arregala os olhos

Qual seria tua reação imediata? Seguramente, se voltar. Um novo estudo demonstra que as expressões de medo ajudam a localizar o perigo, tanto para a pessoa que vê quanto para quem simplesmente observa a reação.

Os pesquisadores Daniel Lee e o Dr. Adam Anderson, da Universidade de Toronto, asseguram que as expressões emotivas têm sua razão de ser. Ao assustar-se e abrir os olhos, aumenta-se o campo de visão ao mesmo tempo que assinala com a olhar onde se encontra a possível ameaça.

Durante um experimento, os cientistas descobriram que aqueles participantes cujos gestos de medo eram acompanhados da abertura exagerada dos olhos, podiam discernir melhor elementos da visão periférica que aqueles voluntários que mantinham expressões neutras ou de asco.

Posteriormente, pesquisaram os benefícios que as expressões de olhos abertos contribuíam aos que estavam no entorno. Chegaram a conclusão que os voluntários sabiam em que direção olhavam alguns olhos conforme se arregalavam. Isto se deve a que ao se ampliar os olhos, é possível observar a parte branca ou membrana esclerótica, que cria um maior contraste com a íris. Portanto, resulta simples saber para onde os olhos vêem. O olhar torna-se uma espécie de sinal.

O estudo demonstra quão sociais somos. Os olhos atuam como senhas já que a habilidade humana para processar o olhar alheia é surpreendente. Nossas reações e gestos, por inatas que pareçam, cumprem uma função social. A explicação para tal fato poderia ter sido impressa em nossos genes por nossos ancestrais que em uma possível situação de perigo usavam os olhos como sinalizadores para não fazer barulho e não despertar a atenção de um possível predador à espreita.
Via | Telegraph  [ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário