domingo, 24 de novembro de 2013

Atividade vulcânica cria pequena ilha no Japão

Coluna de fumaça é expelida de erupção vulcânica que formou nova ilha japonesa, ao largo da costa de Nishinoshima

Segundo a Guarda Costeira do Japão, a atividade vulcânica aumentou a extensão da ilha Kyodo/AP



A intensa atividade vulcânica no Japão criou uma pequena ilha no Oceano Pacífico, quase mil quilômetros ao sul de Tóquio, segundo imagens divulgadas pelas autoridades japonesas.

A pequena ilha de 200 metros de diâmetro fica ao sudeste da ilha vulcânica desabitada de Nishinoshima, no pequeno arquipélago de Ogasawara, e foi vista pela primeira vez na quarta-feira por um avião da guarda costeira.

"A erupção vulcânica prossegue", afirmaram integrantes da guarda costeira que filmaram o local.

Esta é a primeira vez em 40 anos que acontece um fenômeno deste tipo. Em setembro de 1973, uma nova ilha chamada Shinshima-Nishinoshima foi observada. Grande parte do local desapareceu sob as ondas, mas ainda existe uma pequena parte da ilha.

Desde 1945, quando terminou a guerra do Pacífico, pelo menos quatro novas ilhas foram descobertas, segundo um comandante da guarda costeira.

Mas a pequena ilha descoberta na quarta-feira pode desaparecer, segundo a mesma fonte. Se não desaparecer, as águas territoriais do país serão ampliadas, afirmou um porta-voz do governo.

As águas territoriais são um tema sensível no Japão, que está em conflito com a China por um pequeno arquipélago desabitado que os dois países reivindicam (Tóquio com o nome de Senkaku e Pequim com o nome de Diaoyu). [noticias.uol]

Nenhum comentário:

Postar um comentário