domingo, 17 de novembro de 2013

Tire fotografias usando apenas a força do pensamento

Gadget bizarro permite ativar a câmera do iPhone com a força do pensamento

O Neurocam, protótipo desenvolvido pela fabricante japonesa Neurowear, usa o iPhone para identificar quando algo específico chama a atenção de seu dono. O dispositivo registra a atividade cerebral com alto índice de interesse, emitida sobre determinado "alvo", e grava a cena na mesma hora. Tudo isso, baseado-se apenas na força do seu pensamento.
Neurocam usa iPhone para registrar cenas quando usuário se mostra interessado em algo (Foto: Divulgação/Neurowear)




O smartphone da Apple funciona como câmera, unidade de processamento e suporte de armazenamento na fase de testes, mas é possível que a versão final do projeto ganhe seus próprios eletrônicos. Para entender melhor, o Neurocam funciona por meio de sensores que detectam a atividade elétrica no cérebro do usuário. O nível de interesse no que está sendo visto é medido em uma escala de 1 a 100.

Quando esse valor passa do número 60, um GIF animado de 5 segundos é gravado, capturando tudo o que está acontecendo na frente da câmera. Exatamente por isso o visor do gadget fica na altura dos olhos, sendo suportado por uma estrutura similar a de fones de ouvido.
Dispositivo Neurocam fica perto dos olhos e se adapta à cabeça do dono para registrar alvos de interesse (Foto: Divulgação/Neurowear)


Esses clipes gravados são carimbados com data e local do registro e armazenados em um álbum para visualização futura. Há também um modo manual, através do qual o proprietário pode capturar os vídeos, mesmo sem a atividade cerebral de interesse ser ativada.

Sediada em Tóquio, a empresa Neurowear tem tradição em desenvolver aparelhos mais "criativos", como os fones de ouvido que selecionam a música baseada no humor do usuário.

O uso mais comum para o dispositivo Neurocam será feito provavelmente por membros da comunidade lifelogging, que registram e compartilham quase tudo da vida em vigília. Porém outras aplicações podem ser dadas ao gadget, como mostrar para profissionais de marketing quais campanhas chamam mais a atenção dos consumidores. Para os planejadores urbanos, a vantagem será entender melhor quais partes da cidade mais agradam moradores e turistas, assim por diante. A data de chegada do produto às lojas e seu preço estimado ainda não foram divulgados. Via Neurocam [Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário