O controverso historiador Gavin Menzies está afirmando que este mapa de 1418 mostra que o Novo Mundo foi descoberto pelo Almirante chinês Zheng He, cerca de 70 anos antes de Colombo. Será verdade?
Menzies acaba de publicar um livro intitulado Who Discovered America (Quem descobriu a América) em que ele estabelece essas e outras reivindicações notáveis - incluindo a sugestão de que marinheiros chineses foram os primeiros a cruzar o Oceano Pacífico mais de 40 mil anos atrás. É o mais recente de uma série de livros em que ele sugere a teoria bastante estranha de que os chineses descobriram a América.
Em seu novo livro, Menzies faz sua reivindicação por um mapa encontrado em uma livraria de segunda mão pelo advogado Liu Gang, em Pequim.
Em seu novo livro, Menzies faz sua reivindicação por um mapa encontrado em uma livraria de segunda mão pelo advogado Liu Gang, em Pequim.
O documento, segundo ele, é uma cópia do mapa de 1417 do almirante Zheng He. O Sr. Menzies argumenta que ele mostra claramente os rios e as costas da América do Norte, bem como o continente da América do Sul.
Afirmação do Sr. Menzie sobre a viagem de Zheng He ao Novo Mundo não é nova – ele escreveu pela primeira vez sobre o assunto em 2002 -, mas o mapa é.
Liu tinha o mapa autenticado por um avaliador de leilões Christie, que disse que o documento era “muito velho” e não uma farsa recém-fabricada. Segundo ele, o documento foi originalmente escrito na dinastia Ming – um período que durou entre 1368 e 1644.
Ele também afirma ter um mapa que mostra os nomes das cidades peruanas específicas. No entanto, segundo o historiador Geoff Wade, o mapa só foi produzido séculos mais tarde, na Europa.
É um mapa de dois hemisférios, uma tradição cartográfica exclusivamente europeia. A Califórnia é representada como uma ilha, copiada diretamente de mapas europeus do século 17, e a China é colocada no centro do mapa.A quantidade de detalhes não-costeiros (incluindo sistemas fluviais que se estendem a milhares de quilômetros da costa) indicam que estes mapas não poderiam ter sido produzidos por navegantes marítimos. A informação contida nos mapas foi, obviamente, acumulada ao longo do tempo por culturas que tinham viajado muito. Ele se encaixa perfeitamente dentro da história da cartografia européia, mas é uma completa anomalia para a cartografia chinesa.Os Himalaias estão marcados como as montanhas mais altas do mundo. Este fato só foi descoberto no século 19.
É importante notar, entretanto, que povos nativos de ilhas do Pacífico podem ter chegado à América do Sul antes de Colombo – uma análise genética recente de uma tribo indígena brasileira chamada Botocudo revelou traços de DNA polinésio. [io9][Misteriosdomundo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário