quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Novo estudo mostra as potencialidades do bordo

54 novas substâncias benéficas à saúde foram encontradas no xarope de bordo


Estudo apresentado no encontro anual da American Chemical Society mostra que o xarope de bordo tem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticancerígenas.

A pesquisa foi elaborada por cientistas canadenses da Universidade de Rhode Island que identificou no xarope de bordo 54 novas substâncias até então desconhecidas; o dobro da quantidade encontrada em estudos anteriores.

Folha de Bordo
Grande parte destes compostos traz benefícios à saúde humana. Além das funções anti-inflamatórias e preventivas contra diversos tipos de câncer, pode evitar a diabetes do tipo 2 por ter apresentado relações com a conversão dos carboidratos em açúcar.

Especialistas estimam que em 2050, uma em cada três pessoas sofrerá de diabetes do tipo 2. Neste contexto a descoberta destas características do xarope de bordo pode significar uma nova promessa no campo da nutrição saudável.

Cinco das 54 substâncias identificadas foram encontradas pela primeira vez na natureza e fazem parte da própria composição do xarope. Segundo o professor Navindra Seeram, um dos autores da pesquisa, várias moléculas presentes no composto podem ser encontrados nos vinhos, nos chás, na linhaça e nas frutas vermelhas.

O pesquisador conclui afirmando que ainda não se sabe com exatidão se estas novas substâncias contribuem para o perfil saudável do xarope de bordo, mas as quantidades e variedades de compostos encontrados sugerem que este é um excelente alimento.

O xarope da planta é muito consumido em países como Estados Unidos e Canadá.

Não confunda Xarope de Bordo com Chá de Boldo 

Xarope de Bordo é feito com a seiva do Bordo, também conhecido como Plátano. O nome em inglês é Maple Syrup e em francês Siropd'érable.
É uma folha de Plátano que aparece na bandeira canadense (TheMaple Leaf, l'Unifolié).
E o boldo? Bem, com a folha do boldo é feito um chá pra curar os males do fígado, de quem bebeu muito, comeu muito ou, o que é mais comum, os dois.
Como se pode notar o bordo é muito diferente do boldo, um cresce em terras temperadas e o outro em terras tropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário