terça-feira, 29 de outubro de 2013

Naturalista é picado por uma viúva negra e vive para contar

A Viúva Negra (Latrodectus mactans) é uma aranha muito venenosa, mas estranhamente tímida



Depois de estudá-las por meses em sua casa da Virginia, o naturalista Jack Landers teve a oportunidade de experimentar em primeira mão os incômodos sintomas da picada de uma, além de provar um novo tratamento experimental.

Landers afirma que apesar de sua reputação, as viúvas negras são especialmente tímidas: Landers descobriu que próximo a sua casa tinha um lugar ideal para encontrá-las, prender algumas e observar seus hábitos de perto. Ao alimentá-las com grilos ou outros insetos pequenos, Landers notou que o primeiro instinto é retrair-se; quando atacam, envolvem a sua presa e somente ao final injetam o veneno. As fêmeas são bem mais belas e venenosas que os machos: elas são de maior tamanho e apresentam a característica marca vermelha em forma de ampulheta, enquanto o macho é menor e de cor café. Pese a seu nome, a fêmea dificilmente mata o macho.

O caso é que durante a cópula, o macho introduz seu êmbolo na vagina da fêmea. Logo após a introdução dos espermatozóides, com um movimento brusco o próprio macho quebra sua genitália para garantir sua perpetuação, impedindo que outro macho copule novamente com a mesma fêmea. Como os aracnídeos são providos de sistema circulatório aberto, o macho logo após a cópula morre por hemorragia perdendo seu fluxo sanguíneo.

Ao realizar uma excursão de pesca, Landers foi picado por uma viúva negra que se meteu em seu sapato. O escritor descreve os sintomas como um calor profundo subindo pelo abdômen durante os primeiros minutos, seguido por uma sensação de pressão na caixa torácica. Quando chegou ao hospital, os médicos explicaram que o antídoto só é utilizado quando o paciente está quase morrendo, pois este pode provocar fortes reações alérgicas.

A primeira vacina para aranhas foi descoberta em 1895 pelo médico francês Albert Calmette, que sintetizou-a ao injetar um cavalo com a toxina da aranha, provocando que seu corpo produzisse o antídoto através do sangue. Ainda que o antídoto tenha salvado muitas vidas, há pessoas que podem ser alérgicas às proteínas de cavalo, o que pode gerar uma reação mais perigosa no corpo que a produzida pela picada da viúva negra.

Landers, no entanto, fez parte de um grupo de provas para um novo antídoto feito com proteína de ovelha em vez de cavalo e segundo conta, voltou para casa sem complicações à manhã seguinte. Via | NY Times Leia mais: [Ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário