quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Impressoras 3D podem ser a chave do sucesso para uma colônia marciana

Futuros exploradores de Marte poderiam usar a impressão 3D para criar uma colônia humana sustentável no Planeta Vermelho

Uma equipe de cientistas está desenvolvendo um plano que visa a usar impressoras 3D para construir casas e utensílios diversos na superfície marciana, o que reduziria os custos do transporte de materiais.

Para que isso aconteça, no entanto, os primeiros astronautas a chegarem ao planeta vão precisar trazer alguns equipamentos. Uma vez que os colonizadores colocarem cortadores industriais e impressoras 3D em um local, os visitantes futuros poderiam começar a criar uma variedade de objetos necessários para abrigos, estufas e até mesmo peças para novas impressoras 3D construídas diretamente em Marte, disse Bruce Mackenzie, fundador da Mars Foundation, uma organização que tem como objetivo construir e operar o primeiro assentamento humano permanente em Marte.

A chave para viver em Marte é a utilização de matérias-primas que já estão lá”, disse Mackenzie.

O empreendimento, chamado Mars Homestead Project, já está em andamento. Os engenheiros que trabalham no projeto examinaram uma variedade de planos, incluindo aqueles que exploram como criar oxigênio e metano, gases e combustíveis necessários para criar plásticos, como o polietileno, poliéster e epóxi. 

A partir da matéria-prima já encontrada em Marte, nós podemos produzir vários tipos de plástico”, Mackenzie disse. Os diferentes tipos de plástico podem, então, servir para vários fins. Eles podem ser feitos em tubos para irrigar uma estufa ou serem usados ​​para engrenagens de impressoras 3D que, então, poderão criar uma outra impressora 3D.

Os pesquisadores têm planos de criar outros materiais também. A areia marciana pode ser usada para imprimir fibra de vidro e cimento, enquanto itens criados em estufas poderiam servir como base para objetos mais leves, como talheres e praticamente qualquer item doméstico que um colono possa precisar em sua morada em Marte.

Os cientistas estão usando o Havaí como um local de testes durante o desenvolvimento de um protótipo de uma colônia em Marte, analisando o material produzido localmente nas ilhas. Isto inclui polímeros derivados de etileno, ele próprio feito a partir de dióxido de carbono atmosférico. Os pesquisadores também estão analisando os produtos vegetais e fibras de vidro que podem ser usados para abrigos não pressurizados ou cobertos com terra para manter a pressão ideal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário