segunda-feira, 8 de julho de 2013

Descoberta a cura dos cabelos brancos?

Cabelos grisalhos – um dos sinais clássicos do envelhecimento que pode levar à uma crise de meia idade para alguns – podem algum dia ser coisa do passado, para o desgosto dos fabricantes de
tintas de cabelo

Uma equipe de pesquisadores europeus afirma ter encontrado não só a causa raiz dos cabelos brancos, mas também um tratamento. Além disso, a descoberta pode ajudar as pessoas com vitiligo, uma doença que provoca a perda de pigmentação e causa manchas de pele.

É sabido há anos que o cabelo fica grisalho devido a um acúmulo natural de peróxido de hidrogênio nos folículos pilosos, o que causa estresse oxidativo e envelhecimento.

Em pessoas mais jovens, uma enzima chamada catalase decompõe o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. Mas os níveis mais baixos dessa enzima, combinados com baixos níveis de enzimas chamadas MSR A e B que reparam o dano do peróxido de hidrogênio, podem acelerar a chegada dos primeiros cabelos brancos.

No estudo, os pesquisadores analisaram 2.411 pessoas com vitiligo. Ao olhar para as pessoas com dois tipos diferentes de vitiligo – segmentar (SSV) e não segmentar (NSV) – eles descobriram que ambos os tipos resultam em estresse oxidativo.

E pela aplicação de uma substância chamada PC-Kus, os pesquisadores trataram com sucesso a descoloração da pele e cílios de pessoas com vitiligo.

Embora cabelos brancos nem sempre sejam um sinal de boas-vindas do envelhecimento, algumas evidências sugerem que eles podem ser um indicador de boa saúde.

Pesquisadores, em 2012, descobriram que javalis com cabelos grisalhos eram, na verdade, os mais saudáveis e com os mais baixos níveis de dano oxidativo.

Longe de ser um sinal de declínio relacionado à idade, cabelos brancos parecem indicar boas condições de saúde em javalis”, afirmou o cientista Ismael Galván.

No entanto, muitas pessoas vão a extremos para esconder qualquer sinal de envelhecimento, incluindo cabelos grisalhos.

Por gerações, inúmeras soluções têm sido inventadas para esconder os cabelos grisalhos”, disse o Dr. Gerald Weissmann. “Mas agora, pela primeira vez, um tratamento real chega à raiz do problema”.

O tratamento vai ser uma boa notícia para as pessoas com casos graves de vitiligo. “Esta condição, embora tecnicamente estética, pode ter sérios efeitos sócio-emocionais”, disse Weissmann. “O desenvolvimento de um tratamento eficaz tem o potencial de melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas.” [Discovery News[misteriosdomundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário