segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como serão os rostos humanos daqui a 100 mil anos?

Um artista fez uma parceria com um geneticista computacional para ilustrar como o nosso rosto pode parecer no futuro distante

Aparentemente, a espécie humana se tornará personagens de animes.

A dupla responsável pelas imagens, Nickolay Lamm e Dr. Alan Kwan, descreveu como “uma linha do tempo possível”. As imagens seguintes mostram como o rosto humano seria daqui a 20.000, 60.000 e 100.000 anos a partir de agora.

Espécie humana hoje

Espécie humana daqui a 20 mil anos

Espécie humana daqui a 60 mil anos
Espécie humana daqui a 100 mil anos
Kwan baseou suas previsões em ambientes de vida que podem existir no futuro, clima e os avanços tecnológicos. Uma das grandes mudanças será uma testa maior, Kwan prevê – uma característica que já vem se notando desde os séculos 14 e 16. Cientistas que escrevem no British Dental Journal sugeriram que as comparações da época mostram que pessoas modernas têm características faciais menos proeminentes, mas testas mais altas, e Kwan espera que a cabeça humana tende a crescer para acomodar um cérebro maior.

Kwan diz que 60 mil anos a partir de agora, a nossa capacidade de controlar o genoma humano também fará com que o efeito da evolução mude drasticamente nossas características faciais. Como a engenharia genética se torna a norma, “o destino do rosto humano será cada vez mais determinado por gostos humanos”, diz ele em um documento de pesquisa. Olhos, entretanto, ficarão maiores. Da mesma forma, a pele se tornará mais pigmentada para diminuir os danos da radiação ultravioleta. Kwan espera que as pessoas tenham pálpebras espessas e um arco superciliar mais pronunciado.

No entanto, o estudo foi muito criticado por diversos especialistas. Segundo eles, dado o ritmo acelerado da mudança tecnológica, não sabemos como a espécie humana será daqui a 1.000 anos, muito menos em 100.000. Agora que estamos começando a nos retirar de processos darwinianos dolorosamente lentos – substituindo-os por intervenções biotecnológicas – prazos evolutivos já não tem qualquer relevância. No espaço dos próximos séculos, poderíamos reformular completamente a forma humana, seja através da genética ou ciborguização. [io9][misteriosdomundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário