sábado, 20 de julho de 2013

Há 44 anos, homem dava primeiros passos na Lua

"Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade" 

Apollo 11- Homem pisa a Lua pela primeira vez


20.Jul.1969 - Armstrong foi o primeiro a sair da nave. Ao pôr os pés na Lua, disse a célebre frase: "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade" 

Há 44 anos, dava-se um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin foram os primeiros homens a andar na Lua.

Acorrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, nos anos 60 e 70, foi marcada pelo primeiro lançamento do homem ao espaço, o russo Yuri Gagarin em 1961, e pela ida do homem à Lua, pelos astronautas americanos. Veja dez fatos curiosos:
  • O computador central da missão Apollo 11 tinha apenas 16 bits, menos do que uma calculadora de bolso atual.
  • Armstrong ficou 19 minutos sozinho na Lua até que Aldrin se juntasse a ele.
  • Outros dez homens pisaram a Lua. A última missão do programa, a Apollo 17, foi realizada em dezembro de 1972. 
  • A memória fixa do computador central da Apollo 11 tinha uma capacidade de cerca de 36.864 palavras com uma memória variável de 2.048 palavras.
  • Para levar novamente o homem à Lua seriam precisos anos e muito investimento para desenvolvimento de novas naves. Com o objetivo conquistado, a meta da Nasa passou a ser o lançamento de sondas, telescópios espaciais e veículos não tripulados para a exploração do sistema solar como um todo.
  • O astronauta e computador se comunicavam por um display de 21 dígitos e um teclado de 19 botões.Armstrong deu os primeiros passos na Lua, mas Aldrin foi o primeiro a fazer xixi lá. Ele urinou em um saco especial dentro de sua roupa.
  • A dupla deixou na Lua uma série retro-refletores que ainda são usados por cientistas para calcular a distância até a Lua. Feixes de laser são lançados para a Lua e alguns batem nos refletores e voltam à Terra, o que permite aos cientistas calcular a distância. Leia mais no UOL

Um comentário:

  1. Bom para quem ñ acredita CHUPA!!

    http://www.youtube.com/watch?v=ePIHPtZY3jY

    E para quem acredita, recomendo o link abaixo..

    http://www.youtube.com/watch?v=7l5Y1_h40fo

    ResponderExcluir