quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mulher aciona 'botão do pânico' em Vitória e polícia faz primeira prisão

Vítima diz que recebe ameaças do ex-marido há cerca de dois anos. Ferramenta começou a ser usada por mulheres da capital em abril de 2013.



Pela primeira vez após a distribuição de botões do pânico para mulheres de Vitória, um homem foi preso na capital, na tarde desta quinta-feira (25), no bairro Jabour. Uma dona de casa, que não quis ser identificada, acionou o equipamento após receber ameaças do ex-marido. Segundo a vítima, a situação é frequente há dois anos. O homem foi encaminhado à Delegacia da Mulher.
Mulheres vítimas de violência doméstica começaram a receber botões do pânico em abril deste ano. Trata-se de um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio. No momento em que o botão é pressionado, disponibiliza um processo de escuta e a central de monitoramento recebe um chamado. A Guarda Municipal da capital disponibiliza quatro viaturas para atenderem exclusivamente as demandas relacionadas à Lei Maria da Penha geradas por meio do dispositivo.
A vítima contou que uma medida protetiva da Justiça obriga que o ex-marido mantenha distância de, pelo menos, 300 metros dela, mas isso não era cumprido. Na tarde desta quinta ela recebeu o botão do pânico e cerca de três horas depois precisou acioná-lo.

O ex-marido foi até a casa da mulher e fez várias ameaças. "Foi então que eu apertei o botão do pânico”, contou. A Guarda Municipal de Vitória foi até a residência dela.

Após a prisão, a dona de casa contou que se sente mais segura. “Eu apanhei dele três vezes, até chegar ao ponto que cheguei hoje. Mas agora estou muito feliz com a proteção que estou tendo e gostaria que todas as mulheres também tivessem essa proteção”, disse. [g1.globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário