domingo, 21 de julho de 2013

Cidade perdida é descoberta sob selva no Camboja

Uma cidade perdida conhecida apenas a partir de inscrições que existiam cerca de 1.200 anos atrás, perto de Angkor, no que é hoje o Camboja, foi descoberta através da varredura a laser aerotransportado



A paisagem anteriormente não documentada, chamada Mahendraparvata, está escondida debaixo de uma densa floresta no monte Phnom Kulen.

A paisagem junta uma vasta extensão de antigos espaços urbanos que compunham Grande Angkor, onde um dos maiores monumentos religiosos já foram construídos – Angkor Wat, que significa “cidade do templo” – erguido entre os anos 1.113 e 1.150.

Traços de templos

Vista área de Angkor Wat




Em uma série de projetos de mapeamento arqueológicos, os cientistas já tinham usado sensoriamento remoto para mapear os traços sutis de Angkor. Mesmo assim, a vegetação densa agora oculta muito do complexo, impenetrável para as técnicas de sensoriamento remoto convencionais, os pesquisadores notaram.

No novo estudo, liderado pela arqueóloga Phnom Kulen, a equipe contou com a varredura a laser aerotransportado, ou LiDAR (Light Detection and Ranging), para inspecionar cerca de 363 quilômetros quadrados no noroeste do Camboja.

O LiDAR oferece uma incomparável capacidade de penetrar a densa cobertura vegetal”, escreveram os pesquisadores em um manuscrito submetido à revista Proceedings of National Academy of Sciences. [misteriosdomundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário