sábado, 20 de julho de 2013

Produto é capaz de absorver 900 vezes o seu próprio peso em óleo

(Fonte da imagem: Reprodução/ABC Espanha)


Uma equipe de cientistas da Universidade de Zhejian, na China, foi quem desenvolveu o produto, uma espuma baseada em nanotubos de carbono liofilizados e lâminas de óxido de grafeno.

O invento está sendo chamado de “aeorogel de grafeno” e é o material sólido mais leve do mundo, pesando apenas 0,16 miligrama por centímetro cúbico – apenas duas vezes a densidade do hidrogênio (o mais simples dos elementos) –, e menos denso do que o hélio. 

Absorve 900 vezes o seu peso

O antigo material mais leve do mundo era o aerografito, apenas 0,2 miligrama mais pesado. Tecnicamente, o “aerogel de grafeno” é uma espuma baseada em diversas lâminas de óxido de grafeno e uma solução de nanotubos de carbono congelados a seco. Durante a criação, o oxigênio é removido em um processo químico.

A imagem nos permite comprovar que as amostras criadas têm certas irregularidades, mas isso não altera o fato de que sua densidade coloca a espuma em primeiro lugar entre os materiais mais leves feitos pelo homem.

O material pode absorver 900 vezes o seu peso em óleo, tornando-se potencialmente indispensável como uma esponja de limpeza. O uso do “aerogel de grafeno” seria muito útil na remoção de um grande vazamento, por exemplo, evitando danos ao meio ambiente.
Fonte: Gizmodo Tecmundo/Hammerschmidt]

Nenhum comentário:

Postar um comentário