quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Homem com o Braço de Ouro

O homem com o "braço de ouro” que já salvou mais de 2 milhões de bebês

Se você nunca doou sangue, o australiano James Harrison certamente irá te inspirar. Ao longo de meio século de doações, estima-se que ele já tenha salvado a vida de mais de 2,4 milhões de bebês.

Harrison ficou conhecido como o “homem do braço de ouro”, já que em suas veias corre um tipo de sangue raro e precioso para a medicina, de fator RhD-negativo.

Utilizando o plasma de Harrison, cientistas australianos puderam fabricar uma vacina que é aplicada em grávidas ou recém-nascidos, para evitar que os bebês sofram a doença de Rhesus.

Doença de Rhesus

A doença de Rhesus (também chamada de eritroblastose fetal, doença hemolítica por incompatibilidade do Rh ou doença hemolítica do recém-nascido) ocorre quando o sangue de um feto sofre hemólise, ou seja, é aglutinado pelos anticorpos do sangue da mãe.

Isso pode acontecer quando o sangue da mãe é Rh-, e o do bebê é Rh+. Depois que a mãe tem contato com sangue Rh+ (transfusão de sangue ou após ter tido um primeiro filho com sangue Rh+), cria anticorpos que passam a atacar o sangue Rh- do bebê.

No passado, a doença de Rhesus era responsável pela morte de mães e fetos, além de causar problemas de saúde a longo prazo, como danos cerebrais. A situação era tratada com a transfusão do sangue do bebê logo após seu nascimento.

O sangue de Harrison produz um anticorpo que permitiu o desenvolvimento da vacina anti-D, que permite que mulheres com sangue Rh- tenham filhos saudáveis. O próprio neto de Harrison foi um dos bebês salvos pelo sangue mágico.

As mães têm muito a agradecer ao doador de sangue. Em 1965, 96 bebês australianos morreram vítimas da doença de Rhesus. Dez anos depois, o número anual de mortes diminuiu para 34, graças à vacina.

Mais de mil doações

A doação de sangue também salvou a vida do próprio “homem do braço de ouro”. Com 14 anos, Harrison teve que ser submetido a uma cirurgia no peito, e precisou de 14 litros de sangue. Foi graças a essas transfusões que ele sobreviveu, e, em agradecimento, começou a doar sangue desde os 18 anos.

Acredita-se que foi a partir das transfusões que Harrison recebeu que se originaram os anticorpos raros em seu sangue. Hoje, com 77 anos e meio século de doações, Harrison já doou sangue mais de mil vezes. Em 2003, ele entrou para o Guinness por ter doado, até aquele ano, 480 litros de sangue.

E você, já pensou em doar sangue? Você só precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 quilos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário