quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quando poderemos fazer o upload de nosso cérebro para um computador?

Seria possível a vida eterna através do ‘upload’ das memórias, personalidade e consciência de um indivíduo para um computador? 

Muitos filmes de ficção científica já exploraram o tema, mas pesquisadores também estão levando a sério essa possibilidade.

Até o final desse século, acredita-se que ocorrerá uma singularidade tecnológica, momento no qual a inteligência dos computadores irá superar a humana. A União Europeia, por exemplo, anunciou recentemente que financiou um projeto de US$ 1.3 bilhões para construir um cérebro humano em um substrato de silício. O neurocientista suíço Henry Markham, que está por trás do Projeto Cérebro Humano, já começou a trabalhar na construção de um cérebro de um rato.

Ao mesmo tempo, a área de interfaces humano-computador estão progredindo consideravelmente. Os pesquisadores estão tentando descobrir maneiras para vítimas de paralisia controlar suas mãos artificiais com ondas cerebrais ou mesmo andar com um exoesqueleto.

São máquinas cada vez mais poderosas, absolutamente. Estamos progredindo, e com isso muitas pessoas serão salvas. Mas estamos ainda muito longe de compreender como o cérebro funciona.”, disse o pesquisador McClelland.

McClelland, que ainda trabalha como desenvolvedor de software para uma empresa de comércio de Chicago, diz que espera que a evolução da computação e inteligência artificial avance muito mais rapidamente do que os avanços similares em neurociência.

O maior problema que enfrentamos agora em modelar a inteligência humana é o grande número de cálculos acontecendo ao mesmo tempo”, disse McClelland. “A escala de cálculo que ocorre em nosso cérebro está fora do alcance hoje.”

Eu não tenho certeza se gostaria de ser o primeiro a testar essa tecnologia”, disse ele. “Há um tremendo apelo. A vantagem óbvia de ter uma vida útil mais longa, a possibilidade de viver em um mundo de fantasia, por um período de tempo ilimitado é certamente atraente. Há um risco evidente de perder a sua base filosófica.”

Por sua vez, o pesquisador Vardi diz que fazer o upload do cérebro humano e da consciência para um computador ainda está no campo da ficção científica.

Depende do que você pensa sobre a morte”, disse Vardi. “Algumas pessoas têm dificuldade em lidar com o conceito de morte. Essa é mais uma tentativa de superá-la”.

E você, leitor? Aceitaria fazer o upload de sua mente para um computador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário