terça-feira, 30 de julho de 2013

Você sabia que existe água em pó? Ela pode salvar plantações no México

Entre as diversas invenções inusitadas e surpreendentes que a ciência faz, a água em pó, sem dúvida, é algo totalmente fora do senso comum


Se você não sabia que existia água em pó, este é o momento para se ficar surpreso. A água em pó havia sido inventada em 1968, mas ela foi recentemente redescoberta, e finalmente encontram uma utilidade real para ela.

O pó, chamado Solid Rain (chuva sólida), parece açúcar e é feita de um material absorvente chamado poliacrilato de potássio, que é capaz de absorver líquidos em até 500 vezes o seu tamanho.

A água é absorvida pelo polímero e este pode ser armazenado durante um ano inteiro, sem deixar que a água evapore. No caso de uma plantação, quando o polímero é adicionado ao solo, as plantas, por meio de suas raízes, extraem a água para se alimentar.

A chuva sólida foi criada pelo engenheiro químico mexicano Sergio Jesus Rico Velasco e pode ser a melhor alternativa para salvar as plantas e suas culturas das secas intensas dos campos áridos.

A seca é um dos piores problemas que acarreta o México, e Velasco percebeu que o polímero à base de potássio poderia ser usado para resolver essa questão. A ideia inicial de Velasco, no entanto, era encontrar um material absorvente para ser utilizado em fraldas para que se pudesse absorver muito líquido em um espaço pequeno. Depois, veio à ideia de se utilizar esse mesmo dispositivo no solo.

Apenas 10 gramas de chuva sólida é preciso para absorver um litro de água, que em seguida se converte em um gel translúcido. O líquido, que fica retido neste gel, permanecerá ali por um ano sem evaporar ou vazar. A água só consegue sair quando entra em contato com as raízes das plantas dentro do solo.

A chuva sólida já está sendo comercializada e é vendida por cerca de $ 25 dólares o quilo, o que equivaleria a aproximadamente R$ 55 reais.


Para comprovar a sua incrível utilidade, o governo mexicano realizou um estudo, no qual observou durante uma temporada, os campos em que seus agricultores usaram a chuva sólida no estado semiárido de Hidalgo. Os resultados foram muito positivos. Houve um aumento de cerca de 300% da produtividade da cultura quando a chuva sólida foi usada nessas regiões.

Além disso, a chuva sólida ganhou recentemente o prêmio Ecologia e Meio Ambiente da Fundação Miguel Alemán, e já vem sendo utilizada no México há quase uma década. No entanto, Velasco passou a comercializá-lo em grande escala apenas no ano passado, tendo como grande importador seu vizinho, os Estados Unidos. 

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / Bigarise.com e divulgação [JornalCiencia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário