quarta-feira, 24 de julho de 2013

Elegantes mansões abandonadas

Em todo o mundo, grandes mansões, casas senhoriais e outras residências opulentas hoje são apenas ruínas que apenas lembram um passado elegante


Ressaltando a história da transitoriedade da existência, as razões por trás de seu abandono podem variar: fortunas perdidas, mudanças na moda, a violência da guerra, e uma miríade de outros fatores. Hoje, as remanescentes ruínas dessas grandes casas servem como uma janela no tempo e oferecem aos exploradores urbanos a oportunidade de vivenciar as glórias de outros tempos.

Considerado pelos cineastas como o "cenário perfeito para um filme de terror", esta propriedade em Istambul ocupa uma localização privilegiada às margens do Bósforo. Fotografada em agosto de 2008, a mansão abandonada tinha claramente uma estrutura importante antes de cair em ruína. Ainda hoje continua sendo um grande e imponente edifício, mas está eviscerado e, infelizmente, além de qualquer esforço de restauração.

O Chateau de Noisy fica na Bélgica e foi originalmente chamado de Chateau Miranda. Projetada por um arquiteto inglês, a magnífica propriedade teria sido ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e tornou-se um orfanato nos anos seguintes, antes de ser completamente abandonada em 1991.

Localizada no leste das montanhas do Lago de Como, na Itália, esta maravilhosa mansão barroca abandonada é conhecida como "Villa de Vecchi" ou Mansão Fantasma. O prédio foi abandonado há muitos anos e, de acordo com a lenda urbana, foi cenário de um assassinato ou suicídio. Está em curso um esforço para salvar e restaurar a mansão, mas seu futuro ainda permanece incerto.

Olhando através da névoa, esta mansão que fica em Ostrowo, na Polônia, tem uma aparência de não ter sido abandonada há muito tempo, ou pelo menos ficou relativamente intocada por vândalos. Qualquer que seja sua história, o prédio abandonado foi claramente a casa de uma família abastada. Talvez tenha sido abandonada por que se tornou excessivamente cara sua manutenção, como tantas outras casas grandes.

As impressionantes ruínas de Sutton Scarsdale não deixam dúvidas de que a mansão já foi uma das melhores casas senhoriais no norte da Inglaterra. Localizada em Derbyshire, a mansão abandonada foi construída em 1724 e pertenceu à família Arkwright por quase 100 anos. Em 1919, o grupo de empresários que ocupava o local encerrou as atividades e vendeu os equipamentos internos. A ruína de Sutton Scarsdale é agora gerida pelo Patrimônio Inglês enquanto alguns de seus tesouros encontram-se no Museu de Arte da Filadélfia.

Localizada na ilha de Hong Kong, esta maravilhosa mansão Arte Decô foi claramente abandonada já há algum tempo. A estrutura desbotada não parece estar em reparação. Está à venda e o comprador terá a opção de derrubá-la, se desejar, pois não está protegida nem tombada por qualquer patrimônio histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário