segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mulheres preferem ter amigas menos sexualmente ativas

Mulheres sexualmente permissivas foram rejeitadas por serem ‘fáceis’

O número de parceiros sexuais que você já teve pode ser um fator de peso no que diz respeito a amizades – ao menos quando se trata de mulheres, de acordo com artigo publicado recentemente no periódico Journal of Social and Personal Relationships.

Os pesquisadores convidaram 751 estudantes (homens e mulheres) de ensino superior e pediram que relatassem suas experiências sexuais e sua visão a respeito de sexo casual. Além disso, os participantes leram uma descrição de uma pessoa do mesmo sexo e, a partir das informações que ela continha, disseram se consideravam a pessoa uma boa amiga em potencial, com base em 10 critérios.

Independentemente de suas próprias práticas sexuais, a maior parte das mulheres avaliou negativamente aquelas consideradas “promíscuas” (que, pela descrição, já haviam tido 20 parceiros sexuais) em 9 critérios. Já as mulheres que tiveram menos parceiros sexuais foram avaliadas de modo mais positivo.

Entre os homens, as respostas foram mais variadas, e tanto homens “promíscuos” como menos sexualmente ativos foram avaliados de forma positiva.

“Mulheres sexualmente permissivas foram rejeitadas por serem ‘fáceis’, enquanto homens com um grande número de parceiras sexuais são vistos com um senso de realização”, conta a pesquisadora Zhana Vrangalova. Ela lembra que outros estudos haviam mostrado que homens tendem a rejeitar mulheres que eles consideram “promíscuas” por serem, supostamente, inadequadas para relacionamentos longos.

Essa mesma rejeição que ocorre por parte de outras mulheres (mesmo as mais “liberais” no que diz respeito a sexo) pode ser, de acordo com Vrangalova, uma tentativa de se “proteger” do estigma carregado por mulheres consideradas “promíscuas”.[Medical Xpress,Journal of Social and Personal Relationships] [Hypescience/Guilherme de Souza]

Nenhum comentário:

Postar um comentário