domingo, 28 de julho de 2013

Cebola: uma alternativa natural para preservativos alimentares artificiais

Alguns compostos da cebola possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas, tornando possível o uso de derivados do bulbo para a conservação de alimentos

A cebola é uma alternativa para os conservantes artificiais. Ela possui propriedades antioxidantes e antibacterianas que fazem com que seja possível usá-la como conservante. Esta possibilidade acaba de ser demonstrada por uma equipe de cientistas das universidades Politécnica da Catalunha e de Barcelona, ambas na Espanha, em um estudo publicado no International Journal of Food Science and Technology.

Os flavonoides da cebola também oferecem benefícios à saúde (flavonoides são compostos sintetizados por plantas) – eles seriam anti-inflamatórios, vasodilatadores e podem, até mesmo, prevenir o desenvolvimento de câncer – o que torna a comida “acebolada” ainda melhor. Há uma relação entre a presença de flavonoides e a capacidade antioxidante da cebola e, segundo os especialistas, as cebolas mais amareladas são as melhores.

Os flavonoides, aliás, são os mesmos compostos responsáveis pelas lágrimas e pelo cheiro da cebola quando é cortada. Como são muito voláteis, parte destes componentes são liberados quando acontece o atrito e o corte.

A cebola é um dos vegetais mais cultivados no planeta (perto de 80 milhões de toneladas são colhidas anualmente) e é um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea. Aparentemente, aqueles que não gostam muito de comida acebolada devem repensar suas dietas. Fonte: Science Daily [Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário