segunda-feira, 10 de março de 2014

Vacinação contra o HPV começa hoje em todo o país

Meninas de 11 a 13 anos começam a ser imunizadas hoje (10) contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero

A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.

A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.

Para se imunizar é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira.

O pediatra Gabriel Oselka, especialista em imunização do Cedipi, em São Paulo, eslareceu que essa vacina já foi administrada em mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. "Efeitos colaterais graves não foram caracterizados até agora", garante. Mas o médico avisa que, assim como para outras vacinas, existe o risco - embora pequeno - de síncopes, ou seja, desmaios, após a aplicação da dose. O problema não é grave, nem deixa sequelas, mas pode ser um pouco assustador, por isso o ideal é que se espere alguns minutos sentada após receber a injeção.

Em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos.

O câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário