segunda-feira, 24 de março de 2014

Preenchimento facial pode causar cegueira

A injeção de gordura ou colágeno na face para remover rugas pode ter consequências devastadoras, mesmo que raras


Três pessoas perderam a visão após realizar este procedimento
na testa ou ao redor dos olhos

Apesar da prática de preenchimento facial ser muito comum e bastante segura, com efeitos colaterais geralmente limitados a contusões e inchaços na pele, a Food and Drug Administration (órgão dos EUA) alerta que o procedimento deve ser feito apenas nas partes centrais da face, como em torno da boca. Estes materiais não são aprovados para uso em torno da área dos olhos, segundo a oftalmologista Dra. Michelle Carle.

Quando injetadas na área dos olhos, os preenchimentos podem acidentalmente entrar em pequenos vasos sanguíneos no rosto, e rumar para a artéria oftálmica, bloqueando o suprimento de sangue dos olhos. ”Embora esta complicação seja muito rara, é muito significativa. Uma contusão pode ser curada, mas a perda da visão é permanente. Os médicos devem discutir com seus pacientes que existe este pequeno risco à saúde dos olhos quando se realiza este procedimento”, disse Carle.

Carle e seus colegas trataram três pacientes que perderam a visão permanentemente em um ou ambos os olhos, depois de realizarem o procedimento de preenchimento facial.

Um dos pacientes era uma mulher de 40 anos que havia recebido uma injeção de colágeno bovino e um produto de preenchimento dérmico chamado Artefil para remover suas rugas da testa. Após a injeção, ela abriu os olhos e não conseguia enxergar com seu olho direito. Outro paciente, um homem na casa dos 30 anos, visitou os médicos após perder parte da visão do olho esquerdo, causada pela injeção de um gel chamado ácido hialurônico. Os médicos descobriram que o fornecimento de sangue à partes da retina do homem havia sido bloqueado.

Da mesma forma, uma mulher saudável de 60 anos experimentou grave perda de visão depois de receber injeções de gordura na testa.

Em geral, as complicações destes procedimentos são raras. Entretanto, casos de cegueira, derrame e até mesmo morte já foram relatados. É recomendável ter isto em mente antes de decidir realizar procedimentos desta natureza. [LiveScience] [MisteriosdoMundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário