terça-feira, 11 de março de 2014

França e Alemanha reúnem-se para discutir uma rede que exclua os EUA

Há um temor no mundo de que os Estados Unidos estejam lendo tudo o que passa pela internet
O temor a que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos esteja lendo tudo o que enviamos através dos tubos da Internet levou alguns países a tomar medidas mais drásticas que outros. A Alemanha, em particular, está considerando a opção de que os dados dos alemães só transitem por redes dentro do país, e agora está pensando em trabalhar com a França para criar uma rede européia separada dos Estados Unidos.

Segundo assinala a Reuters, a chanceler Angela Merkel conversará com o presidente francês François Hollande com respeito a criar uma rede de comunicações européia que mantenha o tráfego afastado dos EUA.

- "Sobretudo, conversaremos sobre provedores europeus que oferecem segurança para nossos cidadãos, de maneira que não seja necessário enviar e-mails e outras informações através do Atlântico. Em vez disso, poderíamos construir uma rede de comunicações dentro da Europa", afirmou Merkel.

Em outubro do ano passado, descobriu-se que a NSA estava monitorando o celular de Merkel e de outros mandatários pelo mundo.

Hollande estaria aparentemente disposto a trabalhar com a Alemanha neste tema, e confirmou estar de acordo com as ideias expostas por esse país. Na frente diplomática, Alemanha também tentou trabalhar com os EUA para um acordo "anti-espionagem", mas sem nenhum sucesso.

A Alemanha não é o único país interessado em fazer mudanças na Internet. O Brasil também propôs a opção de desviar seu tráfego, tema que despertou preocupação entre os especialistas que temem a criação de múltiplas redes separadas, atentando contra a globalidade sem fronteiras da Internet. Ademais, o que todos este governantes realmente querem é poder controlar o que vai e vem dentro da rede. Via | Reuters [ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário