quarta-feira, 19 de março de 2014

A melhor casa do mundo

A melhor residência do mundo fica em São Paulo, mais especificamente no Morumbi, segundo a revista inglesa Wallpaper

O projeto assinado por Isay Weinfeld, feito para o publicitário Fábio Fernandes, venceu o Design Awards 2014, concurso promovido pela revista inglesa “Wallpaper” para escolher a casa mais bonita e bem executada do mundo. Isay concorreu com a Gêneses, espetacular projeto num terreno de 2.700 m² no Morumbi, com paredões de vidro e casa totalmente integrada à natureza.

Isay Weinfeld, o paulistano de 57 anos que compara a arquitetura ao cinema – tendo ambas a obrigação de provocar emoções – diz que se imagina em diversas outras profissões: maestro, chefe de cozinha, escritor, cineasta, artista plástico, humorista e até gandula. 

Conhecido pela mais completa aversão à badalação, o arquiteto, ao contrário do que já afirmaram, não se considera mestre, mas o fato é que hoje ele é a maior estrela da arquitetura brasileira e uma das maiores do mundo, com projetos premiados e textos que celebram seu talento em lidar com o espaço. 

Em 2008, o projeto para a Livraria da Vila, nos Jardins, em São Paulo, recebeu menção honrosa da Spark!, premiação norte-americana, e do World Architecture Festival, de Barcelona. Com um toque primoroso, Weinfeld transformou as portas do local em estantes que se abrem como páginas de livros. Outros projetos igualmente aplaudidos são o Hotel Fasano, a loja das Havaianas da Oscar Freire, em São Paulo, e o luxuoso piano-bar Baretto, que a conceituada revista inglesa Wallpaper considerou “o bar mais bonito do mundo”.

Tenho grande admiração pelo trabalho deste arquiteto super especial, dono de um traço perfeito e que já teve destacados seus projetos em quatro edições da revista Wallpaper, a cultuada revista de estilo.

Elogios na imprensa nacional e internacional são uma constante. No Hotel Fasano, ele desenhou inclusive as chaves dos apartamentos, não é o máximo? Sua definição de arquitetura é a seguinte: "Arquitetura é dança, música, cinema, teatro, moda e artes pláticas juntos, debaixo de um mesmo telhado."

O luxuoso piano-bar Baretto, que a conceituada revista inglesa Wallpaper considerou “o bar mais bonito do mundo

Livraria da Vila, nos Jardins, em São Paulo, recebeu menção honrosa da Spark!
Hotel Fasano, localizado na Fazenda Boa Vista, no interior de São Paulo
Loja das Havaianas da Oscar Freire, em São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário