sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O momento em que um pandinha é devolvido para sua mãe em cativeiro

O panda, por sua natureza dócil e brincalhona, é possivelmente o animal selvagem preferido da humanidade

O problema é que este animal tem baixa taxa de natalidade e alta taxa de mortalidade infantil -sem contar o avanço urbano sobre seu habitat natural-, que o coloca na preocupante lista de ameaçado de extinção. Por isso, acontecimentos como o verificado no jardim zoológico de Taipei, em Taiwan, que viu seu primeiro nascimento panda um mês atrás, são muito comemorados por n motivos: 

  • O filhote no momento do nascimento é muito frágil (costumam compará-lo a um rato pelado); 
  • Somente 10% dos pandas em cativeiro conseguem cruzar naturalmente; 
  • Apenas 30% das fêmeas ficam prenhas; 
  • Mais de 60% dos pandas macho de cativeiro não demonstram qualquer desejo sexual; 
  • Normalmente nascem um ou dois filhotes e é muito comum que a mãe abandone, inclusive os dois em cativeiro. Na natureza, devido a fragilidade e delicadeza dos ursinhos (não superam as 100 gramas de peso, nascem rosa, pelados, sem dentes e com os olhos fechados), a mãe opta por criar um único filhote e abandona o segundo. 
Assim, logo que a panda Yuan Yuan pariu pela primeira vez, retiraram o pequeno para que fosse cuidado em uma incubadora até que estivesse forte o suficiente para voltar para o lado da mãe. Depois de 39 dias os funcionários do zoológico também temiam que a pequena panda, chamada Yuan Zai, fosse rejeitada pela mãe. Todos ficaram tensos no momento que o pequeno filhote foi deixado aos cuidados da mãe. Veja o que aconteceu:

[mdig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário