segunda-feira, 30 de setembro de 2013

As cidades mais honestas e desonestas do mundo

Site mede honestidade em cidades do mundo. Cerca de 190 carteiras foram "esquecidas" em praças e calçadas de 16 cidades


Como parte de um experimento da publicação "Reader's Digest", uma equipe de repórteres ganhou as ruas de 16 cidades do mundo com a missão de deixar carteiras em parques, shoppings e calçadas e esperar para ver o que aconteceria. Helsinki, na Finlândia, mostrou-se a mais honesta entre as cidades visitadas: das 12 carteiras esquecidas propositalmente, 11 foram devolvidas intactas.

Se você perder sua carteira na portuguesa Lisboa, porém, tudo indica que ela nunca será recuperada, já que apenas uma das 12 carteiras deixadas na cidade foi devolvida. E vale ressaltar que ela não foi encontrada por portugueses, e sim por um casal de turistas holandeses.

Cada uma das carteiras usadas no experimento continha o equivalente a US$ 50, notas fiscais, cartões de visita, uma foto de família, papéis que indicassem nome completo e telefone do proprietário e números de celular.

De acordo com a Reader´s Digest, Helsinki, na Finlândia, é a cidade mais honesta do mundo
Os repórteres foram orientados a simplesmente largar as carteiras em diferentes pontos da cidade. "Depois esperamos para ver o que acontecia", acrescentou um deles.

Em Budapeste, onde oito entre as 12 carteiras foram devolvidas, a equipe de reportagem viu uma mulher na casa dos 60 anos abrir uma das carteiras "perdidas" e entrar em um prédio. "Nós nunca mais tivemos notícias dela", contaram eles.

Sem estereótipos

De forma geral, os resultados demonstraram que cidades grandes e com um ritmo de vida frenético podem ser injustamente encaradas como lugares propícios à desonestidade. Na imensa Mumbai, por exemplo, nove carteiras foram devolvidas ("eu ensino meus filhos a serem honestos, assim como meus pais me ensinaram", disse uma mãe de dois filhos). Nova York também não se saiu mal e foi qualificada como a quarta mais honesta entre as cidades avaliadas.

"Todo mundo fala que os nova-iorquinos não são amigáveis, mas o povo aqui é muito gentil", declarou uma funcionária pública antes de acrescentar: "Acho que você ficaria surpreso com o número de nova-iorquinos que devolveriam uma carteira numa situação dessas".

Curiosamente, grande parte dos passantes que participaram da pesquisa disseram que foi a foto de família dentro da carteira que os encorajou a procurar o dono do objeto perdido.

Quanto à honestidadade da população finlandesa, um homem explicou: "Nós somos uma comunidade pequena, unida e tranquila. Temos pouca corrupção e não precisamos nem de faróis de trânsito.[UOL]

Confira a classificação de diferentes cidades no "teste de honestidade":
  1. Helsinki, Finlândia: 11 de 12 carteiras devolvidas
  2. Mumbai, Índia: 9/12
  3. Budapeste, Hungria: 8/12
  4. Nova York, EUA: 8/12
  5. Moscou, Rússia: 7/12
  6. Amsterdã, Holanda: 7/12
  7. Berlim, Alemanha: 6/12
  8. Liubliana, Eslovênia: 6/12
  9. Londres, Inglaterra: 5/12
  10. Varsóvia, Polônia: 5/12
  11. Bucareste, Romênia: 4/12
  12. Rio de Janeiro, Brasil: 4/12
  13. Zurique, Suíça: 4/12
  14. Praga, República Tcheca: 3/12
  15. Madri, Espanha: 2/12
  16. Lisboa, Portugal: 1/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário