Foi descoberta um fragmento de cerâmica próximo ao Monte do Templo em Jerusalém, com uma inscrição que data do século 10 a.C.
A inscrição é considerada o texto alfabético mais antigo encontrado em Jerusalém, e antecede até mesmo a inscrição em hebraico mais antiga encontrada na região há 250 anos.
As letras enigmáticas foram escritas na época do rei Davi, ou durante o reinado do seu filho Salomão, em uma forma primitiva dos cananeus e não em hebraico. Assim, os arqueólogos acreditam que o escrito foi feito por algum membro da tribo não-israelita, já que naquela época, os israelitas ainda não tinham conquistado a região e o hebraico ainda não era a língua dominante.
A área ao redor de Jerusalém é rica em relíquias arqueológicas. No século 11 a.C, foi encontrado um templo próximo à Jerusalém que revela indícios de luta entre os cananeus, israelitas e filisteus. Além disso, foi descoberto em Beth Shemesh, um sítio arqueológico de cerca de 20 quilômetros de extensão a oeste de Jerusalém, um selo antigo que descreve um homem lutando contra um leão, fazendo alusão ao conto bíblico de Sansão. O selo remonta do século 12 a.C, e foi descrita no ano passado por arqueólogos da Universidade de Tel Aviv.
A cerâmica recém descoberta foi encontrada perto de pedaços de outros seis frascos do seu tipo. A escrita que tem cerca de 2 centímetros de altura, foi provavelmente feita da argila originária das colinas ao redor de Jerusalém.
A inscrição ainda permanece sendo um enigma, já que o significado dessas letras ainda não tem sentido para os arqueólogos, bem como a combinação de letras fonéticas que não possui significado conhecido a partir de outras línguas faladas na região. Os arqueólogos acreditam que a inscrição seja referente ao nome do dono do conteúdo do frasco.
Esta escavação, e outras feitas no parque nacional, é aberta ao público, e envolvem a Autoridade de Antiguidades de Israel, o Israel Natureand Parks Authority, e a East Jerusalem Development Company.
Os resultados serão publicados em breve na edição da revista Israel Exploration Journal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário