sábado, 7 de setembro de 2013

Antiga inscrição da época do Rei Salomão foi encontrada

Foi descoberta um fragmento de cerâmica próximo ao Monte do Templo em Jerusalém, com uma inscrição que data do século 10 a.C.


A inscrição é considerada o texto alfabético mais antigo encontrado em Jerusalém, e antecede até mesmo a inscrição em hebraico mais antiga encontrada na região há 250 anos.

As letras enigmáticas foram escritas na época do rei Davi, ou durante o reinado do seu filho Salomão, em uma forma primitiva dos cananeus e não em hebraico. Assim, os arqueólogos acreditam que o escrito foi feito por algum membro da tribo não-israelita, já que naquela época, os israelitas ainda não tinham conquistado a região e o hebraico ainda não era a língua dominante.

A área ao redor de Jerusalém é rica em relíquias arqueológicas. No século 11 a.C, foi encontrado um templo próximo à Jerusalém que revela indícios de luta entre os cananeus, israelitas e filisteus. Além disso, foi descoberto em Beth Shemesh, um sítio arqueológico de cerca de 20 quilômetros de extensão a oeste de Jerusalém, um selo antigo que descreve um homem lutando contra um leão, fazendo alusão ao conto bíblico de Sansão. O selo remonta do século 12 a.C, e foi descrita no ano passado por arqueólogos da Universidade de Tel Aviv.

A cerâmica recém descoberta foi encontrada perto de pedaços de outros seis frascos do seu tipo. A escrita que tem cerca de 2 centímetros de altura, foi provavelmente feita da argila originária das colinas ao redor de Jerusalém.

A inscrição ainda permanece sendo um enigma, já que o significado dessas letras ainda não tem sentido para os arqueólogos, bem como a combinação de letras fonéticas que não possui significado conhecido a partir de outras línguas faladas na região. Os arqueólogos acreditam que a inscrição seja referente ao nome do dono do conteúdo do frasco.

Esta escavação, e outras feitas no parque nacional, é aberta ao público, e envolvem a Autoridade de Antiguidades de Israel, o Israel Natureand Parks Authority, e a East Jerusalem Development Company.

Os resultados serão publicados em breve na edição da revista Israel Exploration Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário