segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Por que gostamos dos filmes de terror? Perversidade evolutiva ou análise de riscos?

Os filmes de terror são um dos gêneros com mais tradição e adeptos no cinema


Ao ano são produzidos centenas de filmes para assustar os espectadores, e a cada temporada tratam de oferecer novos sustos, ainda que muitas vezes são os mesmos, apresentados de outra maneira. Por que as pessoas gostam de serem assustadas? Ao que parece o prazer do medo vai para além do mero prazer de ir ao cinema: poderia estar relacionado a um comportamento primário dos primatas.

Jeffrey Goldstein, professor de psicologia social e organizacional na Universidade de Utrecht, na Holanda, afirma que - "Escolhe seu entretenimento porque deseja que lhe afete. Isso é certamente verdade em relação às pessoas que são tentadas por produtos de entretenimento como os filmes de horror, que têm grandes efeitos. E eles querem esses efeitos".

E quais são os efeitos que os fãs dos filmes de horror buscam? Segundo Goldstein e outros pesquisadores, estes vão desde a descarga de adrenalina, a distração da vida mundana e o prazer voyeurista de observar uma situação horrível desde uma distância segura, como se víssemos desde a praia -assombrados e aterrorizados ao mesmo tempo- um tubarão devorando um surfista.

Inclusive existem alguns fatores evolutivos: nosso cérebro parece recompensar-nos quando avaliamos o perigo de uma situação, uma função que possivelmente foi de primeira necessidade nos primeiros tempos da espécie. A amígdala, uma zona de resposta primitiva, segundo os especialistas, sustenta uma agitada conversa com o córtex, de recente aquisição evolutiva, o que permite aos humanos interpretar os fatores ambientais de um evento e responder com emoções, como o medo. [ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário