O quadro, que representa uma paisagem do sul da França, chegou ao museu procedente de uma coleção privada
"Sunset at Montmajour" ("Pôr do sol em Montmajour") |
O Museu Van Gogh de Amsterdã apresentou nesta segunda-feira um quadro do pintor holandês descoberto recentemente, depois de permanecer anos esquecido em um sótão norueguês, uma descoberta descrita como uma "experiência que acontece apenas uma vez na vida".
"Sunset at Montmajour" ("Pôr do sol em Montmajour"), um grande óleo de uma paisagem pintada em 1888, foi apresentado entre aplausos pelo diretor do museu, Axel Rueger, como uma "experiência única que nunca havia ocorrido na história do Museu Van Gogh".
Os investigadores trabalharam para autenticar a obra e a compararam com as técnicas do gênio holandês. Também localizaram uma carta escrita por Van Gogh em 4 de julho de 1888 na qual citava o quadro.
Durante anos, o quadro permaneceu no sótão de um colecionador norueguês que, depois de comprá-lo em 1908, pensou que era uma falsificação.
"Esta descoberta é mais ou menos uma experiência que ocorre apenas uma vez na vida", disse o investigador Louis van Tilborgh, que ajudou no processo de autenticação.
"Todas as investigações apontam que é um quadro de Van Gogh", completou.
O quadro foi pintado mais ou menos na mesma época que algumas obras mais famosas do pintor holandês, como "Os Girassóis" ou "O Quarto em Arles".
"Esta é uma manhã muito, muito especial. Vocês têm diante de todos um diretor muito, muito feliz", afirmou Rueger. [noticias.terra]
Nenhum comentário:
Postar um comentário