sábado, 15 de dezembro de 2012

A NASA Explica: o mundo não vai acabar em 2012

Segundo a NASA, fim do mundo não está próximo de acontecer 

Desde que começaram a circular pela web os rumores sobre o possível choque entre a Terra e o suposto planeta Nibiru e também a história do calendário maia, a NASA vem recebendo milhares de cartas de pessoas temerosas. 

A maioria delas questiona a veracidade das teorias que afirmam que o fim do mundo acontecerá no dia 21 de dezembro de 2012. E para tranquilizar os mais desesperados, a NASA inaugurou uma página na qual explica as teorias mais populares. Confira abaixo algumas explicações: 

O calendário Maia termina em 2012? 

Segundo a NASA não, o calendário maia não termina em 2012. A data de 21 de dezembro indica apenas o fim de um longo ciclo. Inclusive, explicou a agência, ele funciona da mesma maneira como o calendário que temos em casa: o mundo não acaba em 31 de dezembro, pois no dia 1º de janeiro, um novo período recomeça. A mesma coisa acontece no calendário maia. 

Existe algum planeta chamado Nibiru, Planeta X ou Eris se aproximando da Terra a ponto de serem ameaças de destruição total? 

Mais uma vez, a resposta da agência é um sonoro “não”. Segundo a NASA, se houvesse planetas se aproximando da Terra, astrônomos já teriam detectado a sua presença há, no mínimo, dez anos. Além disso, os mesmos estariam agora visíveis a olho nu. Eris é real, mas é um planeta anão como Plutão e se manterá distante da Terra. 

O alinhamento dos planetas pode impactar na Terra? 

Para a NASA não há nenhuma previsão desse tal alinhamento nas próximas décadas e mesmo que houvesse, seu impacto na Terra seria mínimo. Segundo a NASA, alinhamentos já aconteceram em 1962, por exemplo, 1982 e 2000. Todo mês de dezembro, explicou a agência, a Terra e o Sol se alinham próximos ao centro da Via Láctea, mas isso é perfeitamente normal. 

Algum meteoro irá atingir a Terra em 2012? 

A Terra sempre foi alvo de cometas e asteroides, lembra a NASA, mas grandes impactos são raros. O último deles aconteceu há 65 milhões de anos e foi o responsável pela extinção dos dinossauros. Hoje, contudo, astrônomos da NASA estão de olho no espaço e já concluíram que não existe nenhum meteoro ameaçador, como aquele que matou os dinossauros. 

Há perigo na tempestade solar prevista para acontecer? 

A agência explica que a atividade solar atinge picos a cada 11 anos e, nessas ocasiões, é possível que haja falhas em transmissões de satélites. Mas, segundo a NASA, não há qualquer risco previsto para 2012. O pico da próxima atividade pode acontecer entre o ano que vem e 2014. Não será, contudo, nem um pouco diferente de outros ciclos ao longo da história. 

E o deslocamento polar? É verdade que a crosta terrestre é capaz de realizar ruma rotação de 180 graus em poucos dias ou horas? 

Um movimento reverso de rotação da Terra é impossível, pontua a NASA. De acordo com a agência, os continentes se movimentam de maneira lenta. Esse fato, porém, é irrelevante para a suposta teoria de deslocamento, que afirma existirem alterações nas posições geográficas dos polos e do eixo de rotação da Terra. 

A agência lembra que o campo magnético terrestre muda de modo irregular a cada 400 mil anos, em média. Contudo, essa modificação não causa prejuízos ao planeta e é improvável que algo do gênero aconteça nos próximos milênios. 

Se alguém ainda ficar com dúvidas, proponha uma aposta. Diga que você aposta mil reais contra um milhão de reais que o mundo não vai acabar. Assim, se o mundo não acabar, você ganha mil reais, mas se o mundo acabar você perde um milhão de reais. Só fica uma dúvida: quem estará aqui para receber?

Nenhum comentário:

Postar um comentário