quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ônibus Jeepney - Arte sobre Rodas nas Filipinas

Adornado com acessórios coloridos e acessórios brilhantes, os ônibus Jeepney das Filipinas são provavelmente o meio mais extravagantes de transporte público do mundo

Jeepneys são os mais populares meios de transporte nas Filipinas e são considerados um símbolo do arquipélago, apesar da recente controvérsia sobre suas emissões fortemente poluentes. A história do ônibus Jeepney remonta aos dias finais da Segunda Guerra Mundial. Quando as forças americanas se retiraram das Filipinas, deixaram para trás ou venderam centenas de jipes excedentes. Como o transporte público do país havia sido destruído pela guerra, as pessoas começaram a modificar os jipes para transportar passageiros. Reconhecendo o uso disseminado desses novos veículos, o governo filipino de imediato, regulamentou a sua utilização.

Foto: brdavid

Além de simplesmente aumentar o número de cadeiras e adicionar capotas para cobertura, os filipinos começaram a adicionar enfeites coloridos e brilhantes e, usando o corpo de metal do carro como tela, pintaram imagens de significado pessoal e anúncios. O Jeepney se tornou parte da cultura filipina como um meio barato de transporte para o proletariado do país. Embora os ônibus originais fossem jipes excedentes americanos, hoje em dia, os Jeepneys são produzidos por empresas independentes e oficinas nas Filipinas, com motores de excedentes e peças importadas do Japão.


Apesar de sua popularidade, tanto com a população local como para os turistas, os ônibus Jeepney têm sidos combatidos há algum tempo e sua existência em sua forma atual está sob ameaça. Pelo elevado consumo de combustível, os Jeepneys são confrontados com crescentes restrições e regulamentos para o controle da poluição. Um estudo recente mostrou que um Jeepney para 16 passageiros consome tanto combustível quanto um ônibus para 54 passageiros e com ar-condicionado. A pressão só aumenta para removê-los das ruas de Manila e outras grandes cidades.


Mas o futuro desses veículos de decoração luminosa pode não ser tão severo como parece à primeira vista. Os e-jeepneys ( abreviação de "jeepneys elétricos), poderiam continuar essa tradição de meio século de idade. Alguns deles já foram produzidas nas Filipinas e atualmente estão sendo utilizados por escolas, resorts e parques temáticos.

Foto: zanzo

Foto: dachlan

Foto: monojussi

Nenhum comentário:

Postar um comentário