quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Adultos com filhos correm menos risco de morrer de forma prematura

Estudo aponta que o índice de morte de pessoas sem filhos é quatro vezes mais alto do que o de indivíduos com filhos


De acordo com o site The Atlantic, um estudo realizado por pesquisadores dinamarqueses apontou que adultos sem filhos correm quatro vezes mais risco de sofrer uma morte prematura do que pessoas com filhos. E os seus pais reclamando que você só dá trabalho!

Durante o estudo, os cientistas avaliaram um grupo de 21.276 casais que realizaram tratamentos de fertilidade, comparando os que tiveram filhos com os que não tiveram. A pesquisa compreendeu um período de 14 anos, com mais de 15 mil crianças nascendo graças aos tratamentos e outras 1.500 sendo adotadas pelos casais que não obtiveram sucesso com os procedimentos.

Filhos biológicos x adotivos

Os pesquisadores descobriram que o índice de mortes prematuras entre as mulheres sem filhos era quatro vezes mais alto do que o das que deram à luz. As que adotaram crianças contavam com um índice de mortalidade quase duas vezes mais alto do que o das mães biológicas. Os pais também mostraram variações, tendo seus índices reduzidos pela metade tanto entre os que tiveram filhos biológicos como entre os que optaram por adotar. Note-se que para os pais não houve diferença entre filhos biológicos ou adotados.

Segundo os pesquisadores, todas as mortes foram atribuídas a problemas circulatórios, acidentes ou ao câncer, e aspectos como faixa etária, renda familiar e nível de educação não exerceram influências significativas nos resultados. Embora o estudo não tenha encontrado uma relação de causa para essa variação, os autores concluíram que adultos sem filhos têm maior probabilidade de morrer mais cedo.

O pesquisador Esben Agerbo ressalta, porém, que encontrou apenas um vínculo, não uma relação comprovada de causa e efeito. “Meu melhor palpite é de que, quando as pessoas têm filhos, tendem a viver de forma mais saudável”, diz. Por exemplo, ao saber que terão que acordar cedo (ou no meio da noite) para cuidar dos filhos pequenos, muitos pais vão dormir mais cedo. Há aqueles que deixam de fumar, para não prejudicar a saúde dos filhos, ou adquirem hábitos saudáveis para servir de exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário