terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Seu xampu pode ou não ter o elemento sal na composição?


O sal contido nos xampus pode danificar seus cabelos?

Poucos assuntos no mundo da beleza geram tanta discussão quanto o uso de sal na fórmula dos xampus. Há quem diga que o ingrediente é praticamente um veneno para os fios, enquanto outros afirmam que ele não é o único culpado da história. Para que lado ir? Fomos atrás das respostas.

Para começo de conversa, o sal é incluído para dar viscosidade ao produto, o que nada mais é do que aquela espuma que se forma e que nos dá a sensação de cabelo limpo. "Quando não se usa sal, é preciso adicionar outro agente espessante. Sem esse ativo, o xampu fica totalmente aguado e escorre pelos dedos na hora do uso", explica a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, de São Paulo. Por isso, avisa a especialista, todo xampu contém algum tipo de sal. "O cloreto de sódio é uma substância naturalmente formada dentro do frasco devido á relação entre os componentes da fórmula", diz a expert.

Segundo o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, de São Paulo, o elemento da discórdia não chega a danificar os cabelos. "O único problema seria o uso do xampu com sal nos fios já ressecados, que  poderiam ficar ainda mais desidratados. Nesse caso, é importante complementar o tratamento com leave-in ou máscara nutritiva." 

Vale destacar que o dano só ocorre se o sal não estiver em concentrações adequadas. Os especialistas dizem que 0,2% é a quantidade usual e segura. Se ele é um componente obrigatório e já é utilizado, na maioria das vezes, em sua porcentagem permitida, por que tanta polêmica? Na verdade, o que se discute agora é o efeito de sua permanência sobre os cabelos. "Xampus de qualidade devem ter qualquer resíduo removido com o enxágue, caso contrário, o produto com sal pode, sim, danificar os fios, principalmente os submetidos a procedimentos químicos constantes", ressalta Maria Fernanda. 

Outro alerta importante: o sal encontrado no mar e no suor também pode comprometer a saúde dos fios. "A água salgada e a secreção produzida pelo organismo têm efeitos muito mais nocivos, pois ambas ficam mais tempo em contato com a fibra capilar do que o xampu, que é levado, diz Bedin. "Se esse sal não for removido, fica acumulado, formando uma espécie de cristal, que retira a água disponível no fio, causando o ressecamento e impedindo a absorção dos agentes condicionantes", observa a dermatologista. Na dúvida, incorpore a regra básica da gastronomia na hora do banho: sal demais pode levar sua receita para o ralo. Então enxágue, enxágue e enxágue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário