domingo, 20 de janeiro de 2013

Japoneses desenvolvem sistema anti-roubo que identifica a pessoa pelas nádegas

Enquanto cientistas pelo mundo tentam aperfeiçoar os dispositivos de reconhecimento de face, os japoneses inovam com algo inusitado 

O que os cientistas afirmam é que ao sentar no banco do seu carro todos os dias, você deixa uma espécie de “impressão digital” provocado por suas nádegas. O princípio da tecnologia é reconhecer quando uma pessoa, com nádegas diferente das suas, sentar no banco.

Segundo relatos do portal PhysOrg, engenheiros japoneses do Instituto Avançado de Tecnologia Industrial (AIIT), apresentaram um protótipo de um sistema anti-roubo, que consegue reconhecer as nádegas de uma pessoa com 98% de precisão. 

Os bancos são formados por 360 sensores de pressão, operando em uma escala de 0 a 256. O banco envia ao computador uma imagem completa da pressão distribuída sobre o assento, incluindo comparações com as informações sobre a nádega que costuma sentar ali. 

Desse modo é construída uma imagem tridimensional pela qual é possível reconhecer a incompatibilidade da anatomia. No futuro será possível evitar que o carro ligue, travando completamente o motor quando o sistema detectar um ladrão. O dispositivo consegue analisar todas as curvas, depressões, sulcos e irregularidades no formado que mostre ser outra pessoa sentando naquele banco. 

Os cientistas responsáveis pela pesquisa estão afirmando que a tecnologia pode ser aplicada também em escritórios, fazendo com que os computadores da mesa liguem apenas quando o “dono” daquele lugar sentar-se confortavelmente. 

Agora os engenheiros esperam despertar o interesse de montadoras de automóveis do país ou de outros continentes, para tentar aplicar o sistema em escala industrial. Maiores detalhes do projeto podem ser acessados em arquivo (em japonês) pdf clicando aqui! [Valverde/J.Ciência]

Nenhum comentário:

Postar um comentário