Quando o seu aparelho celular fica completamente molhado, isso, quase sempre, significa que você tem que substituí-lo, mas às vezes, se você for rápido o suficiente, você pode ser capaz de salvá-lo!
Aqui vão algumas dicas que podem trazê-lo de volta à vida.
Passo 1: corte a energia
Não entre em pânico |
Assim que você perceber que seu celular foi molhado, você precisa tirar a eletricidade dele, e rápido. Os danos não são geralmente causados pela água em si, mas pelos curtos circuitos que ela causa. Retire a bateria rapidamente. Se ele estava desligado na hora que você o retirou da água, resista à vontade de ligá-lo para ver se ele ainda funciona. Você vai ficar sem ele por uns dias. Aceite.
Passo 2: tire tudo
Remova tudo que pode sair do gadget. tampa traseira, cartão SD, chip da operador, coberturas das portas. Tudo. Quanto mais você tirar, melhor. Não precisa quebrar nada, mas abra o maior número possível de pontos para o ar entrar e a água sair.
Passo 3: aspire
Se você tem um aspirador de pó com uma boca estreita, é o ideal. Você deve tentar tirar a maior parte possível da umidade. Use-o em cada porta por pelo menos cinco minutos.
Passo 4: seque
Você vai encontrar muitos sites falando para você colocar seu gadget numa tigela de arroz. Funciona, mas vou falar aqui minha arma secreta que funciona melhor do que tudo que eu já tentei: Rice Krispies. Sim, cereal matinal feito de arroz. Eles absorvem líquidos muito mais rápido que arroz cru. Pegue uma caixa fresquinha, coloque seu aparelho lá dentro e deixe-o por 48 horas. Gire seu gadget lá dentro de vez em quando.
Passo 5: teste
Depois de 48 horas, retire seu telefone do cereal (ou do arroz). Se você vir algum sinal de umidade (tela embaçada, por exemplo), coloque-o de volta por mais um tempo. Se, no entanto, ele parecer seco, coloque a bateria de volta e tente ligar de novo. Com um pouco de sorte, ele estará inteiro e funcionando de novo.
Se o celular ainda não funcionar, tente colocá-lo no carregador sem a bateria. Se isso funcionar, você precisa de uma bateria nova. Se não funcionar, tente levar o seu telefone celular a um revendedor autorizado. Às vezes, eles podem consertá-lo.
Métodos não testados:
· Eu não posso responder por este método, mas alguns recomendam enfiar o aparelho no álcool puro. Usando álcool 90%, ele teoricamente evaporaria mais rápido que a água, além de não ser corrosivo. Isto é verdade. No entanto, vários celulares e tablets têm revestimentos oleofóbicos, que o álcool degradaria rapidamente. Então, talvez não seja uma boa correr este risco.
· Ouvimos algumas pessoas recomendarem colocar o telefone em saquinhos de gel de sílica — aqueles, que vêm nos seus móveis, escrito "do not eat". O problema é que o poder de secagem da sílica já foi usado quando você abre um produto — ele já alcançou o ponto máximo de absorção. E quem guarda essas coisas, não é mesmo?
· Há, entretanto, um novíssimo produto no mercado chamado Bheestie Bag. É algo que você compra se vai fazer canoagem ou se tem tendência incorrigível a provocar acidentes. Ele diz que pode secar seus gadgets até sete vezes mais rápido que os métodos caseiros. Mas nós ainda não o testamos. E, sério, eu confio no meu truque dos Rice Krispies.
Não tente:
· Secadores de cabelo, fornos, tostadeiras. Você vai derreter os componentes. Se você quer usar um secador de cabelo frio (então, ele é só um ventilador), tudo bem. Mas é melhor um aspirador de pó.
· Micro-ondas. NÃÃÃÃÃÃÃÃÃO, imbecil! O que você tem na cabeça?
· Chacoalhar. Pode parecer uma boa ideia quando acontece, mas a água pode estar apenas nas câmaras externas do seu gadget. Chacoalhar pode levá-la para dentro. Não faça isso. Use apenas uma toalha para enxugar. [gizmodo/brentrose]
Nenhum comentário:
Postar um comentário