domingo, 6 de janeiro de 2013

6 de janeiro: Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos 

O Dia de Reis é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo cristão. Neste dia se comemora a visita dos três reis magos, vindos do Oriente, para adorar a Epifania do Senhor. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte, são retirados todos os enfeites natalícios.


Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. 

O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. 

Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses. 

O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente. Na Espanha, por exemplo, comemora-se o Natal, mas o feriado mais esperado do ano é o Dia de Reis, 06 de janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário