Há duas verdades absolutas sobre as franjas: elas mudam completamente a cara da gente (geralmente rejuvenescem) e dão um trabalho danado
Eu já cortei e deixei crescer mil vezes na vida, e estou com a atual franjinha faz coisa de 2 anos… É meu jeito de adiar o botox na testa (brinks!!!). Daí que eu fui renovar o corte na minha cabeleireira (Elisângela Sobral, a Elis, do Jacques Janine de Moema) e fiz um dossiezinho das franjas com ela – a pessoa que mais confio no mundo em termos capilares (e de sobrancelha também). Aqui vão as dicas top da Elis:
Quem deve ter? Quem não?
“Quase todo mundo pode ter franja. Só não acho bacana para quem tem rosto muito redondo, porque a franjinha acentua isso e cria o efeito bolacha Traquinas, sabe? As pessoas que ficam melhor com franjas são as de rosto ovalado e de testa grande. Pensa em como a Fernanda Vasconcellos fica melhor de franja! E a Maria Maia? Faz uma franja por favoooor! Quem tem testa pequena também pode, desde que a franja comece mais para cima, como se se estivesse criando uma testa falsa. Fica bom e até deixa o rosto mais harmônico.”
|
Lilly Alen: franja mais reta com as laterais alongadas. Moderninha, né? |
O que cada tipo de franja “passa” em termos de imagem?
“Franjinha curta e reta é boa para quem é moderninha, a pessoa ganha ares de fashionista. Mas tem que segurar o visual, sabe, porque é muito marcante. A franja alongada, jogada de lado, é mais sexy e também mais democrática. Quase toda mulher fica bonita com ela. Já aquela franja cheia, em cima da sobrancelha, fica bem para quem tem cabelo longo.”
|
Franja lateral: a mais democrática e fácil de tolerar no dia a dia |
Meu cabelo é enrolado. Rola franja pra mim?
“Ai, desculpa, mas acho que não. Uma coisa que não fica bonita é a franja alisada com o cabelo encaracolado. Agora, se o cabelo for só ondulado, com cachos bem soltos, tudo bem, pode dar certo. Ainda assim, eu optaria pela franja alongada.”
|
Alexa Chung, a musa mor das franjas, usa com fios ondulados. Aí funciona |
Existe uma “franja universal”?
“Sim, ela é menor no centro, levemente desfiada, e alongada nas laterais. Mais: essas laterais precisam se misturar ao resto do cabelo, não pode parecer uma franja avulsa, aplicada. Ela precisa vir emoldurando o rosto. No topo da cabeça, ela faz uma espécie de ‘v’ ao contrário. Ah, e em geral ela fica logo acima ou cobrindo a sobrancelha.”
|
Zooe Deschanel usa franjão pesado – e tudo bem, dá certo quando o cabelo é longo e volumoso |
Dá uma dica para eu pedir ao meu cabeleireiro?
“Dica é fazer um ‘v’ em cima na hora de cortar e, claro, não vir com a tesoura reta para a franja ficar como uma continuação do cabelo.”
|
Jessica Biel e sua franja perfeitinha, chapada, reta, chique. Como fica linda com rabo de cavalo! |
E uma dica geral?
“
Só faça franja se você tiver paciência. Em 90% dos casos, ela dá trabalho e, no mínimo, a pessoa precisa dar uma esticada com escova e secador de manhã”.
[Revista Glamour] FOTOS: GETTY IMAGES