terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quais são mais saudáveis? Chás de lata ou de saquinho?

Rótulos de bebidas de chá geralmente são cheios de declarações do seu rico conteúdo antioxidante


Infelizmente, um novo estudo sugere que se você estiver procurando por altas doses de antioxidantes saudáveis, é melhor preparar o seu chá em casa

Segundo os pesquisadores, muitas das bebidas populares incluídas no estudo contêm menos antioxidantes do que uma xícara de chá verde ou preto caseiro. Algumas delas contêm quantidades tão pequenas que o consumidor teria de beber 20 garrafas para obter os antioxidantes, também chamados de polifenóis, presentes em uma xícara de chá caseiro.

Os nutrientes saudáveis – bem como o teor de polifenóis – encontrados no chá de bebidas engarrafadas são extremamente baixos. Além disso, bebidas engarrafadas muitas vezes contêm grandes quantidades de açúcar que os consumidores preocupados com a saúde podem estar tentando evitar.

Antioxidantes são substâncias que protegem as células contra danos causados por moléculas instáveis denominadas radicais livres. Eles podem desempenhar um papel na prevenção de uma série de doenças, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer.

Os pesquisadores mediram os níveis de polifenóis de seis tipos de chá comprados em supermercados. Metade deles continha o que foi caracterizado como “quase nenhum antioxidante”. O restante continha pequenas quantidades de polifenóis que, provavelmente, teriam poucos benefícios para a saúde, especialmente quando consideramos a elevada ingestão de açúcar dessas bebidas.

Os seis chás analisados continham 81, 43, 40, 13, 4 e 3 miligramas de polifenóis por garrafa. Uma xícara média de chá verde ou preto feito com aqueles saquinhos que custam apenas alguns centavos contém de 50 a 150 mg de polifenóis, podendo chegar até 175 mg.

Ainda assim, os polifenóis podem degradar e desaparecer conforme o saco de chá é mergulhado em água quente. O conteúdo de polifenóis também pode variar conforme o processo de fabricação do chá. Ainda assim, os saquinhos vencem: são mais saudáveis.

Chás enlatados como o Nestea possuem ainda mais sódio do que refrigerantes como a Coca-cola, o que não é bom sinal. Os chás mate Leão contém menos sódio do que comumente é encontrado em refrigerantes.

Os pesquisadores esperam que esse estudo incentive outros similares por parte dos fabricantes para oferecer aos consumidores uma melhor informação nutricional. [MSN[Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário