sábado, 8 de fevereiro de 2014

7 dicas para ser ser criativo, segundo o livro “Roube como um Artista”

Austin Kleon é um escritor/poeta/desenhista americano que conseguiu emplacar um livrinho muito simples sobre criatividade nos tempos de internet

É esse aqui, que acabou de sair pela Rocco:



Sua tese, e a do título, é que bons artistas pegam (roubam, por que não?) o máximo possível de referências e ideias alheias para transformá-las em uma criação completamente nova. Ou seja, você gosta do estilo do Machado de Assis? Curte o humor do Laerte? Não tenha vergonha em pegá-los para você.

O livro traz 10 dicas numeradas sobre criatividade. Escolhi aqui outras sete que ele cita e que podem passar batidas, mas que julgo tão importante quanto as outras. Lá vai:

Tenha uma rede de ídolos
Miles Davis, John Lennon e Yoko Ono curtindo uma boa

“Mastigue um pensador – escritor, artista, ativista, alguém exemplar – que você realmente ame. Estudo tudo que há para se conhecer sobre esse pensador. Em seguida, encontre três pessoas que esse pensador amou e descubra tudo sobre elas. Repita isso quantas vezes puder. Vá subindo na árvore o mais alto possível.”

Seja ajuizado com dinheiro

“Aprenda a lidar com dinheiro o mais cedo que puder. (…) Organize um orçamento. Viva dentro das suas possibilidades. Leve uma quentinha para o almoço. Guarde as moedinhas. Poupe o máximo que puder. Tenha a formação e a educação que precisa pelo preço mais baixo que achar. Diga não a apostas, a cafezinhos caros, e àquele novo computador bacana quando o seu antigo ainda funciona bem.”

Aproxime-se do talento
Vem que tem.

“Você será tão bom quanto as pessoas das quais você se cerca. No espaço digital, isso significa seguir as melhores pessoas online – as pessoas que são muito mais espertas e melhores que você, as pessoas que estão interessantes. Preste atenção nos assuntos sobre os quais eles falam, o que estão fazendo, o que estão compartilhando. (…) Se você alguma hora perceber que é a pessoa mais talentosa da sala, está na hora de achar outro lugar para você.”

Parta para ver o mundo
Abra seus horizontes.

“Seu cérebro fica confortável demais no cotidiano que o cerca. Você precisa deixá-lo desconfortável. Precisa passar um tempo em outra terra, entre pessoas que fazem coisas de uma maneira diferente da sua. Viajar faz o mundo parecer novo.”

Tenha muitos hobbies
É um hobby e é o almoço.

“Se você tem duas ou três paixões, não sinta como se precisasse escolher entre elas e ficar com uma. Não descarte. Mantenha todas suas paixões na sua vida.”

Faça tudo ao mesmo tempo
Tudo ao mesmo tempo agora.

“São os projetos paralelos que realmente decolam. Projetos paralelos são as coisas que você pensou que eram apenas distrações. Coisas que são só brincadeira. É aí que tudo acontece.”

Use seu corpo
Eu me remexo muito.

“É preciso achar uma maneira de fazer com que nosso corpo seja parte do trabalho. (…) Sabe aquela frase ‘pôr o corpo para trabalhar’? Isso é o que há de tão legal na criação: se simplesmente começarmos a nos movimentar, se arranharmos um violão, ou embaralharmos anotação e recados numa mesa de reunião, ou começarmos a modelar barro, a ação dispara nosso cérebro e o leva a pensar.” [3livrossobre]

Nenhum comentário:

Postar um comentário