terça-feira, 17 de agosto de 2010

Esporte para o corpo e mente: Corrida...

Sou viciada em corrida e, para eu falar sobre esse esporte é muito mais que um prazer, vou dar aqui algumas dicas para quem ainda não corre e para aqueles que já correm mas que precisam de uma certa disciplina em relação a alongamento, roupas especificas e os benefícios deste esporte... Antes de sair correndo por ai é importante consultar um médico especializado e fazer um check-up clínico. Dado o primeiro passo, vamos agora falar do aquecimento que nuncaaaaa deve ser esquecido, faz parte deste ritual o alongamento antes e depois de cada treino, o alongamento certo deve ser feito de maneira lenta e gradual para aumentar aos poucos a temperatura do organismo e de quebra ainda reduzir as possíveis lesões de um esporte de impacto. Veja aqui na lateral algumas opções de alongamentos:

Mitos sobre corrida: Não é verdade que correr envelhece, o que acontece é que o excesso de treino pode causar a temida lipodistrofia facial, deixando o rosto flácido, alongado e abatido devido ao aumento de radicais livres e a diminuição da gordura (NADA DE EXCESSOS HEIN PELO AMORRR....)

• Já ouvi o absurdo de que corrida causa celulite hannn??!!! Muito pelo contrário, combate o aspecto casca de laranja do bumbum e das pernas e é ainda mais eficaz se o problema for causado por problemas circulatórios, uma vez que ativa de maneira intensa o fluxo sanguíneo e linfático.

• Jamais pense que pode causar varizes, pois a melhora do retorno venoso ajuda a prevenir.

• O esporte, ao contrário do que muito se fala por ai e eu já estou cansada de ouvir isso, NÃO CAUSA PROBLEMAS NOS JOELHOS E MUITO MENOS NA COLUNA, lógicoooooo que desde que seja praticado da maneira correta, o exercício só oferece perigo se executado sem orientação adequada, com tênis errado ou desgastado ou se a pessoa estiver muito acima do peso e apresentar problemas ósseos ou articulares.

Beneficios: Essa é a melhor parte, além de secar (amoooo), ainda melhora a circulação, a respiração, tonifica os músculos, evita a perda óssea e fortalece o coração. E não para por ai não, aumenta a disposição e reduz a TPM (eu sou a prova viva que funciona mesmo), ajuda o corpo a liberar endorfina e algumas outras substancias que provocam aquela deliciosa sensação de bem estar logo após a corrida, evitando e diminuindo a depressão.

Jamais poderia esquecer do modelito básico para a corrida...

Para aqueles dias de sol, prefira bonés com aba longa e de tecidos com filtro solar.
Prefira óculos com armações leves e que ficam colados ao rosto.
Para o top, o ideal é o modelo cavado nas costas que da uma maior flexibilidade aos movimentos dos braços e oferece ainda, uma boa sustentação aos seios.
O shorts nunca deve dificultar os movimentos das pernas, prefira os modelos com abertura lateral..
Escolha meias próprias para corridas que absorvem melhor o suor e ainda oferecem proteção nos pontos de maior impacto.
Por último e na minha opinião o maaaisssss importante: Tênis..
É fundamental um bom amortecedor pois o impacto do peso corporal sobre as articulações é triplicada na reta e quadruplicada na descida. Para não prejudicar o alinhamento dos joelhos e da coluna observe se o modelo é ideal para seu tipo de pisada.
Pronto, agora é só colocar uma roupa adequada, um tênis certo, fazer um aquecimento e aproveitar os benefícios deste esporte que pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer hora...


2 comentários:

  1. o que mais me aliviou foi descobrir que correr não envelhece, seria muito injusto mesmo.
    beijão e thanks pela super esclarecida.
    Pricila`Prado

    ResponderExcluir
  2. Ler esta materia da um super incentivo, faço caminhadas sempre, vou começar a me aventurar na corrida.
    Obrigada Meninas.
    Jussara Duarte, RJ

    ResponderExcluir