A carga tributária brasileira é altíssima, elevando bastante o preço de qualquer coisa que é comercializada no país
Ainda se tivéssemos um retorno deste elevado custo, mas nem isso… Enfim, deixando as questões políticas de lado, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) revelou dados recentes, que mostram que 33,08% do valor pago por telefones celulares por aqui equivalem à cobrança de taxas e impostos!
Além desse percentual altíssimo, o valor pago pelo consumidor ainda é temperado com o lucro da cadeia de distribuição, incluindo as lojas, que tiram a fatia mais larga por ter de lidar com questões de risco, como assaltos e custos de logística.
Já revelamos aqui, que o imposto cobrado sobre os videogames no Brasil é mais alto até do que o cobrado para armas de fogo, o que por mais que pareça piada, é a mais pura verdade! Na ocasião, o diretor de planejamento da IT Data, Ivair Rodrigues, disse que no caso dos celulares um dos fatores que aumentam ainda mais seu valor final, é que as operadoras de telefonia não aceitam vender sem uma margem de lucro inferior a 25%, para oferecerem uma porcaria de serviço de internet móvel e telefonia.
Nos Estados Unidos, a taxa não passa de 15%, disse o especialista. “Aqui no Brasil, dependendo do produto, a margem é superior a 100%.” [Techguru]
Nenhum comentário:
Postar um comentário