quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Custo país: Celular vendido no Brasil tem 33% de imposto

A carga tributária brasileira é altíssima, elevando bastante o preço de qualquer coisa que é comercializada no país

Ainda se tivéssemos um retorno deste elevado custo, mas nem isso… Enfim, deixando as questões políticas de lado, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) revelou dados recentes, que mostram que 33,08% do valor pago por telefones celulares por aqui equivalem à cobrança de taxas e impostos!

Além desse percentual altíssimo, o valor pago pelo consumidor ainda é temperado com o lucro da cadeia de distribuição, incluindo as lojas, que tiram a fatia mais larga por ter de lidar com questões de risco, como assaltos e custos de logística.

Já revelamos aqui, que o imposto cobrado sobre os videogames no Brasil é mais alto até do que o cobrado para armas de fogo, o que por mais que pareça piada, é a mais pura verdade! Na ocasião, o diretor de planejamento da IT Data, Ivair Rodrigues, disse que no caso dos celulares um dos fatores que aumentam ainda mais seu valor final, é que as operadoras de telefonia não aceitam vender sem uma margem de lucro inferior a 25%, para oferecerem uma porcaria de serviço de internet móvel e telefonia.

Nos Estados Unidos, a taxa não passa de 15%, disse o especialista. “Aqui no Brasil, dependendo do produto, a margem é superior a 100%.”  [Techguru]

Nenhum comentário:

Postar um comentário