sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Invista no preto e branco na decoração

Aposte nessa combinação charmosa em
pequenos detalhes!

O preto e branco é atemporal e pode ser usado sem medo na decoração. Não importa se o estilo é clássico, casual ou contemporâneo, os detalhes nessas cores deixam qualquer ambiente charmoso e elegante. Veja dicas da designer de interiores Marli Rodrigues e saiba como investir nessa linda combinação.



Busque sempre a harmonia

Segundo a designer, a decoração com elementos em preto e branco é a base perfeita para acolher outras cores mais fortes, além de nunca sair de moda. “Num esquema exclusivo preto e branco, procure contraste e harmonia por meio do uso de materiais como o vidro, prata, aço e metais brilhantes”, ensina.

Deixando o ambiente mais elegante

Antes de começar sua decoração, analise o espaço e decida qual estilo irá compor seu ambiente. “Esse é o primeiro passo para ter uma decoração preta e branca irresistível”, diz Marli.

Os estilos mais comuns são clássico, contemporâneo, casual e até o shabby-chic, isto é, mistura de peças antigas com modernas. “Para evitar uma decoração cansativa, aposte nos traços marcantes, como mobília futurista, azulejos 3D ou papel de parede com textura”, diz a designer.

Ela também completa que misturar padrões é uma dica básica que contribui para criar um ambiente interessante e menos monótono.

Crie um impacto com outras cores

Para criar um impacto ainda mais forte nesse tipo de decoração, adicione peças (adornos) numa terceira cor, mais viva, como amarelo, verde, azul-turquesa ou até rosa – choque. “Se preferir tonalidades mais suaves, incorpore o lilás, azul ou rosa bebê”, diz Marli.

Porém, se você optar pela simplicidade na decoração, que tem como base o banco, mas quer adicionar algum elemento preto, então escolha uma única peça-chave para fazer as honras dos detalhes escuros, como um tapete, algumas almofadas, um lustre ou um sofá, por exemplo.

Não tenha medo de ousar

A designer afirma que, num espaço amplo, não é preciso ter receio de utilizar o preto, inclusive se os móveis forem dessa cor. “Em um espaço pequeno, o preto pode diminuí-lo ainda mais, portanto é uma escolha sensata aplicar o branco de forma mais vistosa e guardar o preto para os pequenos detalhes”, completa Marli.

Preto e branco nos detalhes

Se você prefere não arriscar e gostaria de apostar nessa tendência mesmo assim, Marli ensina que uma risca preta em torno dos roda tetos, dos rodapés, ou ambos, é uma forma original e interessante de incorporar o preto no espaço.

Pintar múltiplas riscas pretas numa parede torna-se um detalhe discreto e contemporâneo, fica charmoso. Se não tiver medo de arriscar, pinte toda parede de preto, o efeito final é fantástico”, afirma a especialista.

Usar tapetes e cortinas pretas também estão valendo para compor o charme da decoração. “Mas lembre-se de que tudo tem sua dosagem certa”, finaliza.




Consultoria
Marli Rodrigues, designer de interiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário