terça-feira, 12 de agosto de 2014

Você gostaria de voar como um pássaro? Vá para Titã

Publicação da Physics Special Topics afirma que, com asas amarradas nos braços, você pode voar em Titã (uma das luas de Saturno)


Traje planadores deixam os seres humanos deslizar através do ar na Terra, mas eles poderiam nos deixar voar como pássaros em um outro mundo? Um estudo sugere que os seres humanos poderiam decolar e voar em Titã, uma das luas de Saturno.  

O artigo, intitulado "Você pode voar", foi publicado na Physics Special Topics, e examina a alegação de que os humanos são capazes de voar em Titã com asas amarradas aos seus braços.

Olhando para a atmosfera e gravidade em Titã, os autores do estudo calcularam área da asa e a velocidade de propulsão que seria necessária para a decolagem. Um voo obrigaria a presença de traje planador de 1,4 metros quadrados a fim de decolar; e a pessoa deveria correr em uma velocidade de 11 metros por segundo. Na velocidade de corrida humana média, a pessoa iria precisar de um traje com uma área de asa de 4,7 metros quadrados para um lançamento bem-sucedido.

Isso acontece porque a atmosfera da lua é muito densa e a gravidade muito baixa, permitindo que pessoas voem batendo asas acopladas aos braços.

Vale lembrar, evidentemente, que a atmosfera de Titã é extremamente hostil para a saúde humana (isso sem mencionar na temperatura extremamente fria). A composição atmosférica na estratosfera é 98,4% nitrogênio, e o restante é composto principalmente por metano e hidrogênio. [io9, Sploid][Scienceblux]

Nenhum comentário:

Postar um comentário