segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Planetas de diamante são mais comuns que o imaginado

Astrônomos de Yale descobriram que planetas com grandes quantidades de diamantes são abundantes no Universo


Através do desenvolvimento de um novo modelo para estimar a composição de exoplanetas, os astrônomos da Universidade de Yale descobriram que os planetas ricos em carbono, alguns dos quais poderiam possuem grandes quantidades de grafite ou diamantes, podem ser mais abundantes do que se pensava. O estudo foi publicado no Astrophysical Journal. 


Os astrônomos estão particularmente interessados ​​em exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar) compostos de carbono porque isso tem implicações sobre os processos geológicos como placas tectônicas e para a vida.

"Apesar da quantidade relativamente pequena de carbono na Terra, o carbono tem sido fundamental para o surgimento da vida e a regulação do nosso clima através do ciclo de silicato de carbono", disse o pesquisador John Moriarty em um comunicado à imprensa. "Ainda não sabemos se a quantidade de carbono em um planeta está relacionada com sua habitabilidade. Nós esperamos que nossos resultados vão despertar o interesse em pesquisas para ajudar a responder essas perguntas."

Alguns dos principais elementos que a Terra é composta são ferro, oxigênio, magnésio e silício; o carbono, por outro lado, só compõe 0,005% do total. Acredita-se que exoplanetas rochosos geralmente possuem uma composição semelhante, ao passo que os planetas ricos em carbono podem conter até 3/4 de sua massa total em carbono. [IFuckingLoveScience[Scienceblux]

Nenhum comentário:

Postar um comentário