sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Pode ou não pode? Confira sete mitos e verdades sobre tratamentos no inverno

Quer descobrir se depilação definitiva e peeling facial são mais indicados nos dias frios? 

Especialista desvenda todos os mistérios do que falam por aí sobre os tratamentos de beleza

Descubra o que fazer e não fazer na sua pele nos dias mais frios (Foto: Thinkstock)

Já ouviu falar que banho quente pode prejudicar a pele e o cabelo? E que depilação definitiva só pode ser feita no inverno? Quer descobrir se tudo isso é lenda ou realidade? A Dra. Daniella Curi, responsável médica da clínica Onodera, listou sete mitos e verdades sobre tratamentos corporais e faciais de inverno. Olha só!


1. Peeling facial é mais indicado no inverno
Verdade. O peeling promove uma descamação da pele que pode ser mais ou menos intensa, de acordo com a profundidade do peeling. Além da descamação, são utilizados produtos tópicos a base de ácidos e clareadores para o tratamento da pele. Tudo isso deixa a pele mais sensível e no verão, época de maior incidência de raios UV que elevam o risco do aparecimento de manchas.

2. É melhor fazer depilação definitiva no inverno do que no verão
Verdade. Os aparelhos utilizados para a depilação a laser têm como alvo do tratamento um pigmento chamado melanina - presente nos pelos e na pele – que está presente, em maior quantidade, em pele bronzeada, aumentando as chances da aparição de manchas com o tratamento. Não é uma contraindicação absoluta. Pessoas que não se expõem ao sol podem fazer este tratamento durante o verão.

3. Banhos quentes prejudicam a pele e o cabelo
Verdade. A água quente remove parte da proteção da pele, promovendo ressecamento e aumento da oleosidade do couro cabeludo e da face. Isso acontece porque, inicialmente, a temperatura da água provoca o ressecamento e, na sequência, as glândulas sebáceas produzem mais sebo para compensar a perda.

4. Nesse período do ano é importante usar hidratantes mais oleosos
Mito. Dependendo do tipo de pele, oleosa por exemplo, o uso de hidratantes pode causar ou agravar o aparecimento de acne. É importante utilizar hidratantes apropriados para cada tipo de pele.

Preparada pra cuidar da pele no inverno? (Foto: Thinkstock)
5. Em dias nublados não é necessário usar protetor solar
Mito. O filtro solar deve ser utilizado sempre, inclusive dentro de casa. Os dias nublados diminuem a luminosidade, mas não totalmente os raios UV.

6. O inverno é a época do ano ideal para fazer tratamentos faciais
Verdade. Justamente por ser uma época em que as pessoas ficam menos expostas à incidência de raios UV.

7. Esta época do ano aumenta o ressecamento da pele
Verdade. A pele seca tende a ficar ainda mais ressecada no inverno, pois o frio e o vento favorecem a perda de umidade do corpo, além disso, banhos quentes e demorados colaboram com esse quadro. [Glamour]

Nenhum comentário:

Postar um comentário